Beauty Fashion

Make Up – prazo de validade

- Por Marcos Slaviero Make Up – prazo de validade

Meninas, vocês costumam olhar o prazo de validade das maquiagens? Alguns produtos podem fazer mal à saúde se utilizados após um certo tempo. 

Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de diferentes faixas etárias, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. "Produtos com a validade expirada podem causar alergias e irritações na pele. Isso porque, após a abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade", explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o produto fechado tem validade de até 24 meses.

Depois de aberto, sua vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que todos os cosméticos tenham a data de vencimento impressa na embalagem, mas muitas empresas disponibilizam a informação apenas na caixa ou no lacre plástico, que logo são descartados pelas consumidoras. "A boa notícia é que, ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias.

samina-makeup

Nestes casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos", conta o bioquímico. Por isso, a dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração. Ter cuidado com o armazenamento dos produtos pode ajudar a aumentar sua vida útil. Então, deixar no banheiro nem pensar. O ideal é mantê-los em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.  

M4B_Pro_products_full_makeup_kit

Confira (e surte!) com os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem:

Rímel – 3 a 6 meses

Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano

Batom ou gloss - 1 ano

Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios - de 6 meses a 1 ano

Delineador - 1 ano

Hidratante – 1 ano

Pincéis – Lavado mensalmente com sabonete neutro, têm validade indeterminada.

Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso.