Tips

ParkShoppingBarigüi tem atração educativa sobre o trânsito

- Por Marcos Slaviero ParkShoppingBarigüi tem atração educativa sobre o trânsito

Com objetivo de conscientizar crianças para se tornar pedestres e futuros motoristas mais conscientes, o ParkShoppingBarigüi inaugurou uma minicidade com pista educativa para aprender brincando. A cidade do programa “O Trânsito e Eu”, atividade desenvolvida no mês do trânsito no Brasil, simula condições reais de convivência no trânsito entre motoristas e pedestres, por meio de atividades lúdicas e interativas. As crianças de 05 a 12 anos podem brincar no cenário criado para retratar o dia-a-dia de uma verdadeira cidade. Instrutores auxiliam os pequenos sobre a importância do respeito às regras de trânsito ao se tornarem pedestres e motoristas. “A atração reforça valores e posturas no trânsito que contribuem na formação de motoristas mais conscientes no futuro”, explica a gerente de marketing do ParkShoppingBarigüi, Silvia Pires Omairy.  

A minicidade construída na praça central do shopping tem prédios com iluminação, faixas de pedestres, semáforos, gramas, maquetes de energias sustentáveis e minicarros elétricos. Há ainda um jogo em realidade virtual com  óculos especiais para inserir as crianças em um universo interativo, onde devem indicar atitudes corretas e erradas em relação ao trânsito.  

As crianças aprendem sobre as principais placas de trânsito, orientações de cidadania e dicas de segurança. Com ajuda dos monitores podem colorir desenhos educativos (ou levá-los para casa) e receberão no final do evento uma Carteirinha de Motorista. Crianças de até 4 anos poderão brincar no Espaço Baby, que contará com atividades de pintura e um jogo de tabuleiro gigante, além de acompanhar um irmão ou outro colega durante o passeio no minicarro carro. 

A nova atração pode receber 12 crianças simultaneamente; a cada 25 minutos. O programa é gratuito e fica no shopping até 15 de outubro em uma parceria com o Instituto Renault.

O projeto 

O programa “O Trânsito e Eu” conta com unidades permanentes implantadas em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná, Pelotas, no Rio Grande do Sul, e nos municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo. Cerca de 50 mil pessoas já foram impactadas pelo programa.

* fotos Jéssica Maltezo

SERVIÇO:

O Trânsito e Eu - ParkShoppingBarigüi

De 28 de setembro a 15 de outubro -

Segunda a sexta das 13h às 21h

Sábados das 12h às 21h

Domingos e feriados das 13h às 20h