Travel

Dicas de Istambul por Fernanda Franzolin  

- Por Marcos Slaviero Dicas de Istambul por Fernanda Franzolin   

 

A Fernanda Franzolin tem uma agência de viagens, a Tr1ps Viagens e Turismo, e sempre tem dicas bacanas pra passar. Dessa vez escolheu finalizar uma viagem pela Europa por Istambul. Vem ver o que ela conta. 

"Escolhi Istambul para finalizar uma viagem pela Europa e fechamos com chave de ouro, simplesmente amei a cidade! É intensa, barulhenta, com trânsito caótico, mas é única! Além de super fácil de se locomover. 

Como ir:

A melhor forma é pela Turkish Airlines que possui voos direto saindo de Guarulhos ou do Rio de Janeiro. Sempre tem tarifas promocionais e os aviões são novos, com bom entretenimento a bordo. 

Um pouco de história: 

A antiga Constantinopla é uma cidade extraordinária e cheia de história. Foi palco de cruzadas, batalhas e impérios, como o Romano, Bizantino, Latino e o Império Otomano. Está localizada no estreito de Bósforo, o que a torna mais interessante e bela ainda, já que divide os continentes europeu e asiático. Istambul não é a capital da Turquia, perdeu este posto em 1923 quando a República da Turquia foi criada. 

Pontos de Interesse: 

Mesquita Azul: o nome vem de seus famosos azulejos pintados à mão. Foi construída entre 1606 e 1616 pelo Sultão Ahmet I. Não é permitido entrar com sapatos ou roupas curtas/apertadas e possui local separado para que os homem façam suas orações, assim como as demais mesquitas espalhadas pela cidade. Fecha para turistas nas horas das orações.

 

Museu Hagia Sofia: conhecida como Basílica de Hagia Sofia ou Santa Sofia, seu nome significa sabedoria em grego. Foi construída sobre os escombros de duas igrejas pelo Imperador Justiniano em 537. No século XV foi convertida em mesquita pelos otomanos, quando os minaretes foram construídos. Os mosaicos em estilo Bizantino convivem com os símbolos muçulmanos, o que é muito curioso. Em 1935 virou museu. Abre todos os dias e certamente vale uma visita.

Cisternas de Yerebatan: construída pelo Imperador Justiniano, possui 336 colunas praticamente intactas. Possui duas cabeças de medusas que sustentam colunas, um pouco bizarro, mas muito curioso. Abre diariamente.

Hipódromo: praça que abrigava o hipódromo da cidade e onde aconteciam as corridas de charretes. Antigos monumentos permanecem no local, como o Obelisco Egípcio, a Coluna da Serpente e a Coluna de Constantino. Fica em frente à Mesquita Azul e o Museu Hagia Sofia;

Grand Bazaar: lugar incrível! Simplesmente o mais antigo mercado do mundo! Tem mais de 4 mil lojas e é possível encontrar de tudo, desde artesanato local, ouro, couro, peles, joias, lindos tapetes e muitaaa falsificação. É uma loucura mesmo. Não esquece de pechinchar, que esse é o segredo para qualquer compra. Sugiro ir pela manhã, quando fica bem mais tranquilo de caminhar e fazer boas compras de souvenirs.

 

Outros pontos turísticos:

- Torre Galata: você vai ver o pôr do sol mais lindo do mundo!!

- Banho Turco

- Passeio de barco pelo Bósforo

- Palácio de Dolmabahçe: muito lindo!

- Mercado de Especiarias

- Bairro Bebek

 

Lugares para Comer:

A gastronomia é um dos pontos altos da cidade que conta com opções incríveis de restaurantes, bares e cafés. Meus favoritos: 

Mikla: fica no rooftop do Marmara Pera Hotel. Para mim o melhor!

www.miklarestaurant.com/en

Sunset: Uma vista maravilhosa, assim como a comida. Vira balada.

sunsetgrillbar.com

Four Seasons Hotel: Localizado em Sultanahmet num prédio histórico. Sugiro o brunch no sábado.

www.fourseasons.com/istanbul/dining/four_seasons_brunch/

Lucca: Fica no Bairro Bebek. É super estiloso e moderno. Comida deliciosa com trilha sonora. Também vira uma balada bem frequentada.

http://www.luccastyle.com/#/tr/ana-sayfa/

 

Shopping:

- Zorlu Mall

- Istinye Park

- Bairro Nisantasi

 

Serviço:

Tr1ps Viagens e Turismo

Rua Des. Westphalen, 15 – centro, Curitiba

Tel.: +55 (41) 3078 1000

Email: [email protected][email protected]

 

http://www.tr1ps.com.br/