Tips

Parque ecológico abre para visitação perto de Curitiba  

- Por Marcos Slaviero Parque ecológico abre para visitação perto de Curitiba   

 

 

No dia 3 de março, a partir das 9h, o Ekôa Park abre para visitação em Morretes, aqui pertinho de Curitiba. O lugar é uma ótima opção de lazer pra quem busca estar mais próximo da natureza e um programa diferente para toda a família. 

A região do parque é reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial por sua beleza natural e rica diversidade biológica. Logo na chegada os visitantes vão encontrar uma projeção 180º que conta a história de Morretes, com informações sobre as formações geológicas e seus ciclos econômicos. A sala é composta por um sistema de projeção vídeo mapeada em que cinco projetores criam uma ilusão de uma janela para o universo. Ao final da apresentação, uma porta no centro da projeção se abre e dá passagem para o Corredor dos Sentidos: uma trilha curta que leva ao centro da mata com sons e aromas da natureza, além de trabalhos de arte que dialogam com o ambiente completando o ciclo de descompressão urbana e permitindo ao visitante aproveitar ao máximo os encantos do local.

A partir dali é possível percorrer a Trilha do Peabiru, que conta a história do caminho do Peabiru e seus mistérios; a Trilha da Mata, que mostra as curiosidades da natureza e a dinâmica das interações do bioma; e a Trilha das Aves, que possui a torre de observação para ver os pássaros.

Quem gosta de mais adrenalina vai curtir o Morro da Aventura, que permite a prática do arvorismo, tirolesa e bolha humana. No arvorismo são diversos desafios nas alturas em meio à floresta, um percurso com mais de 240 metros. A tirolesa, com aproximadamente 160 metros de comprimento, passa por cima do lago principal. É nesse lago que é possível entrar em uma bolha e sair andando pelas águas.

Ainda é possível observar a Mata Atlântica a bordo do balão cativo. São cerca de 40 metros de subida no balão! 

Atividades educativas não ficam de fora, já que o parque possui uma área dedicada ao aprendizado, com oficinas sobre tecnologias sustentáveis, técnicas construtivas de baixo impacto, plantio e beneficiamento de alimentos. Intervenções artísticas criadas pelo artista plástico Tony Reis, brincam com os elementos da natureza, misturando objetos do cotidiano com a mata conservada, relembrando que nós somos parte integrante da natureza.

 

O parque terá restaurante com buffet regional, valorizando a produção local e alimentos orgânicos. A venda de ingressos será no local ou pelo site serraverdeexpress.com.br.

 

 

Serviço:

Ekôa Park

Abertura para o público: sábado, 03/03

Endereço: Estrada da Graciosa, Km 18,5 – São João da Graciosa/Morretes

Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 09h às 17h

Venda de ingressos: no local ou pelo site serraverdeexpress.com.br.

Mais informaçõeswww.ekoapark.com.br