Lifestyle

Viagem em prol dos elefantes

- Por Marcos Slaviero Viagem em prol dos elefantes

A Amarula luta pela preservação dos elefantes em todo o planeta! Em mais uma ação em prol dos animais, levou a atriz Giovanna Ewbank e o irmão, Gian Luca Baldacconi ao Chile, onde tiveram a oportunidade de conhecer a elefanta Ramba, última elefanta de circo no país, que será trazida em breve ao Santuário de Elefantes Brasil – ONG localizada no estado de Goiás e parceira de Amarula. O foco da ONG é realizar o resgate, acolhimento e tratamento de elefantes que estão sofrendo maus tratos em cativeiros na América do Sul.

A Amarula sempre esteve engajada em causas que chamam atenção para o (des)cuidado com os elefantes. Já em 2002, a marca criou o Amarula Trust, com o intuito de realizar diversos projetos relacionados a preservação de elefantes. Em julho de 2017 a Giovanna viajou para o Quênia para conhecer e se aproximar de alguns projetos realizados entre a marca e a ONG Wild Life Direct.

Desde lá a paixão e empatia dela pela causa só aumentou. Mesmo porque já estava em cena no Brasil, desde o mês anterior, a promoção “O Resgate dos Elefantes” – onde cada garrafa de 750ml de Amarula vendida entre os meses de junho e agosto revertia R$1 para o Santuário. Na ocasião, R$50.000,00 foram arrecadados pelo Santuário, que decidiu direcioná-los para ajudar no resgate da elefanta Ramba, que com aproximadamente 50 anos, viveu a típica vida de um elefante de circo: intermináveis dias de viagem, transportada por um caminhão, presa a correntes e vivendo em processo de domesticação. Durante a viagem ao Chile, a atriz teve a oportunidade de entregar pessoalmente o valor arrecadado nesta promoção do ano passado à Junia Machado, presidente do Santuário dos Elefantes Brasil. Além disso, na ocasião, a Giovanna presenteou a Elefanta Ramba com um fruto de marula – base do licor Amarula – vindo diretamente da África. Neste gesto simbólico, a atriz homenageou a elefanta remetendo às quilométricas migrações feitas por estes animais no continente africano, que são atraídos pelo aroma deste fruto quando estão em plena liberdade.

A cada 15 minutos um elefante morre no mundo. E se a espécie continuar a ser abatida por caçadores em busca do comércio ilegal de marfim, em 20 anos, há risco de não ser mais encontrada na natureza.

Em 2017 a Amarula lançou a plataforma Coração de Elefante para impulsionar esta missão global da marca na região da América Latina e vem desenvolvendo vários outros projetos focados na preservação da espécie.