Beauty Fashion

Mina das “minas”

- Por Marcos Slaviero Mina das “minas”

Além de serem nossos companheiros inseparáveis, celulares, laptops e outros gadgets indispensáveis à sobrevivência do dia-a-dia podem ser ainda mais valiosos do que você imagina. Mesmo os que estejam fora de uso ou danificados. É que entre seus componentes há ouro e outros metais preciosos. 

A quantidade destes componentes valiosos em cada aparelho é irrisória, mas de grande relevância se pensarmos na imensa quantidade de celulares e computadores produzidos a cada ano. Além disso, segundo a Dell - empresa pioneira no uso de metais preciosos reciclados para fabricação de PCs - há 800 vezes mais ouro em uma tonelada de placas-mãe do que em uma tonelada de minério de ouro. (Inshalá!)

A empresa estima que cerca de US$ 60 milhões em ouro e prata vão parar no lixo todos os anos devido ao descarte incorreto de eletrônicos nos Estados Unidos. No Brasil seriam R$821 milhões segundo uma reportagem da Revista Exame

A fim de chamar atenção para a importância do descarte correto, a Dell fechou uma parceria com a engajada atriz de Hollywood Nikki Reed (saga Crepúsculo), que assina uma linha de joias feita em ouro reciclado da tecnologia. As peças de design discreto e atemporal podem ser adquiridas através do site da marca da atriz e estão disponíveis também para consumidores brasileiros.  

Imagens reproduzidas do site: https://bayouwithlove.com/collections/jewelry

Nikki Reed e o marido Ian Somerhalder no lançamento da coleção de joias em parceria com a Dell que aconteceu dia 9 de janeiro de 2018 em Las Vegas (crédito: 

Jerod Harris/Getty Images North America)

 

A Dell também mantém um programa global permanente de reciclagem de eletrônicos que reutiliza os metais preciosos, plásticos e outros componentes em novos produtos da marca. A empresa estima que essa iniciativa causa um impacto ambiental 99% menor e minimiza os impactos sociais da mineração que vão desde a contaminação da água até conflitos armados, passando por condições de trabalho que ferem os direitos humanos. 

O lixo eletrônico de uns é tesouro para outros! E nessa troca todos ganhamos! Os consumidores interessados em contribuir com o programa de reciclagem da Dell podem obter mais informações acessando www.dell.com/recycle

Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!