Travel

Sushi e frutos do mar em Florianópolis

- Por Marcos Slaviero Sushi e frutos do mar em Florianópolis

Praias, badalação e boa gastronomia. Florianópolis tem isso e muito mais! O charme da ilha atrai turistas de todas as regiões do país, principalmente na temporada de verão e em feriados que antecedem a estação mais quente do ano. A capital possui vida noturna agitada e restaurantes que oferecem experiências únicas, surpreendendo não só o paladar, mas os olhos. Confira essas dicas: 

Noma Sushi

Nossa primeira parada é no Noma Sushi, no centro de Floripa. A casa oferece alta gastronomia japonesa em um ambiente super descolado, com ares de galeria de arte. A proposta é um restaurante com decoração contemporânea industrial, inspirada no estilo Street Art. As obras de arte tomam conta do espaço, todas assinadas por artistas locais de renome: Bela Teixeira, Julian Gallasch e Paulo Gôvea, responsável pelo famoso “beco” grafitado, na parte externa do restaurante. O local está inserido em uma construção que antes abrigava um antiquário, então muitos elementos já existentes foram apropriados. A iluminação é composta por lustres do século passado, reformados por Fábio Gerevine. Conforme as horas vão correndo, a iluminação muda. As luzes começam a piscar, o som aumenta e o restaurante vira balada. Um dos pontos altos da casa já se encontra logo no hall de entrada: uma obra da série “Abstrato Supernova”, da artista Bela Teixeira. É um dos lugares favoritos do público para tirar fotos. A arte, toda em neon e exposta à luz negra, se inicia no piso, percorre as paredes e termina no teto da entrada. As louças usadas pelo restaurante também são exclusivas. Elas foram criadas artesanalmente pela artista plástica e ceramista Lica Takahashi. Além da casa oferecer uma experiência completa para quem passa por lá, ela é muito frequentada por famosos que visitam a ilha.

 

Amalfi

A próxima parada é no charmoso Amalfi Ristorante, de gastronomia mediterrânea, localizado no bairro histórico de Santo Antônio de Lisboa, a 16km do centro da capital. A decoração do restaurante é clean, com tons claros que remetem à uma aconchegante casa de praia, parecendo um refúgio em meio ao urbano. A cozinha é comandada por um chefe local renomado, o Niva, conhecido por pescar os próprios ingredientes que utiliza e por criar pratos icônicos. A sugestão é não deixar de experimentar a entrada de tartar de peixe com caviar de tapioca e o coquille de vieira, apresentado em uma linda concha do mar. Nos pratos principais, o menu atende à todos os gostos, com opções que variam de pescados à massas sem glúten. As sobremesas também não deixam nada a desejar. Para os amantes dos doces, a casa oferece uma bela trilogia de sorvetes, o clássico crème brulée e duas sobremesas de criação própria, envoltas por uma caixa que remete à um tesouro secreto, composta de Moalleux, sorvete de chocolate e calda de Nutella. Com decoração praiana, o Amalfi possui uma vista privilegiada da ilha. Os janelões de vidro oferecem um visual exclusivo, bem ao lado do mar e geralmente muito bem acompanhados de um pôr do sol marcante, multicolorido.

 

Noma Jurerê

A 9km de Santo Antônio de Lisboa se localiza a praia de Jurerê Internacional, conhecida por sua beleza natural e badalação, muito frequentada pelo público jovem. Em uma esquina da avenida Búzios, a mais movimentada do balneário, se localiza o Noma Sushi. A casa é artística, inspirada na tonalidade millenial pink, que encanta com tons de rosa mais fortes que o pastel e um pouco mais claros que o pink.  Um dos pontos mais fotogênicos da casa é a criação interativa Peaceful Volcano, toda em neon, da artista local Bela Teixeira. O Noma também possui um ambiente externo, com deck que oferece vista privilegiada da avenida, onde tudo acontece. A comida japonesa do restaurante é uma das melhores da ilha, com cortes frescos de peixes e pratos de autoria própria. Dois deles são o Ostra Roll (ostra ao vapor, salmão maçaricado, cream cheese, alho poró, molho de ostra, gergelim e crispy) e o outro é o Eby Crunch Shake (salmão maçaricado, salmão empanado, cream cheese, molho de ostra, gergelim e crispy). A casa é ponto de referência para jantares acompanhados de esquentas para as melhores festas da badalada praia. 

 

Fotos: Paulinho Sefton