Tips

Aprenda francês de forma criativa explorando os 5 sentidos

- Por On.TheList Aprenda francês de forma criativa explorando os 5 sentidos

A melhor forma de aprender qualquer coisa nova é associar o conhecimento a algo que marque sua experiência. Por exemplo, quem não se lembra de um perfume que sentiu o cheiro? Por gostar ou não da fragrância, você certamente não se esqueceu e associou até o nome do perfume. O cérebro entende melhor quando vive determinada experiência. Por isso, se você quer aprender francês de um jeito criativo, vale conferir as 5 dicas que a professora Jana Schmidt, conhecida como Mademoiselle nas redes sociais, separou. 

Sim, você vai explorar os 5 sentidos para aprender um pouco sobre a língua francesa. Vamos começar?

1 - Uma imagem vale mais que mil palavras

Essa frase que teria sido dita por Confúcio faz todo sentido quando pensamos na aprendizagem. Sim, o cérebro se atenta muito ao que os olhos estão vendo. Então, na primeira dica vamos de imagens?

A professora recomenda visitar museus online como o Louvre (www.louvre.fr), explorando obras de mestres como Monet, Renoir e Degas. Para um toque moderno, a outra dica é conhecer o trabalho de artistas contemporâneos como JR (www.jr-art.net), cujas instalações visuais são inspiradoras e refletem a diversidade da língua francesa.  

2 - Sem a música a vida seria um erro, disse Nietzsche

Ouvir, ler a letra e cantar pode ser a melhor ferramenta de todas para você aprender francês com música. A professora recomenda explorar artistas francófonos como Louane, Édith Piaf, Charles Aznavour e Stromae. A música "La Vie en Rose" de Piaf é um clássico que transmite a elegância da língua. Quer mais? A dica de ouro é você utilizar sua plataforma de áudio preferida para criar playlists de músicas francesas contemporâneas, proporcionando uma trilha sonora envolvente para os estudos.

3 - A gastronomia é uma arte e os pratos que dela nascem são suas obras 

A frase do Chef Di Manno tem tudo a ver com a terceira dica, a gastronomia francesa. Que tal você preparar um prato clássico francês como o "Coq au Vin" (galo ao vinho)? E que tal também seguir as receitas detalhadas de chefs renomados como Julia Child? Esteja atento às instruções em francês e, ao saborear cada ingrediente, associe os termos à culinária, tornando a experiência uma aula literalmente deliciosa e prazerosa.

4 -  Qual tal experimentar um dos famosos perfumes da França? 

Os perfumes franceses são mundialmente conhecidos pela sua qualidade e sofisticação. Ao explorar o olfato, escolha um perfume francês icônico como o Chanel Nº 5. Envolva-se na história da marca, compreendendo os processos de criação e os ingredientes utilizados. Associar o aroma a situações do cotidiano e aprender os termos em francês relacionados às notas olfativas enriquecerá seu vocabulário de maneira única.

5 - A moda francesa pode te inspirar

Chegou a vez de usar o tato e para isso vamos falar de moda? Mais uma coisa que os franceses entendem bem. A dica é explorar tecidos, tocar roupas de estilistas renomados como Coco Chanel e Yves Saint Laurent. Além disso, familiariza-se com termos relacionados à moda em francês, diferenciando tecidos, cortes e estilos. A leitura de revistas de moda francesas como Vogue Paris proporcionará uma experiência tátil e visual simultânea.

Qual sentido você vai estimular primeiro para aprender francês? Ao incorporar elementos visuais, auditivos, gustativos, olfativos e táteis, você não apenas aprimora suas habilidades linguísticas, mas também mergulha na riqueza cultural da França, tornando o aprendizado uma jornada prazerosa e significativa. 

Sobre Jana Schmidt

Professora de francês, certificada pelo CEFLE como professora de língua estrangeira, em Quebec no Canadá, com especialização em Programação Neurolinguística (PNL) pela Psynapse (École de Psychothérapie), em Lyon, França. Fundadora do projeto Francês com Mademoiselle (FCM), que tem como objetivo compartilhar o ensino do francês com todas as pessoas que desejam realizar o sonho de se tornarem fluentes nesse idioma. Produtora de conteúdos digitais para as redes sociais YouTube, Instagram, Facebook e TikTok, onde se encontra como "Francês com Mademoiselle".