Tips

Etiqueta – Com que roupa eu vou?

- Por Marcos Slaviero Etiqueta – Com que roupa eu vou?

Post By: Marcella Guedes de Galléas

Ultimamente estamos vendo a quantidade de eventos que vem ocorrendo em Curitiba e dentre eles são muitos casamentos e formaturas, e sempre que recebemos um convite bate uma dúvida, com que roupa eu vou?

Cada ocasião exige um tipo de traje, e geralmente vem especificado no convite, se não vier saiba que é o Passeio Completo, mas afinal o que é isso? Entenda como sendo um traje sofisticado e elegante, em que os homens devem se trajar com ternos de cor escura, camisa em cor clara e gravata mais escura que a camisa, sem esquecer do sapato social e cinto, todos no preto.

traje-passeio-completo-masculino-desfile

Para as mulheres valem os vestidos longos, com fendas (se a ocasião permitir), com brilho (também se a ocasião permitir) e também vestidos na altura do joelho ou um pouco acima! Os sapatos também pedem um ar mais refinado e com salto. Se o evento for de cunho profissional não há nada de errado em apostar nos tailleurs (terninhos).

traje-passeio-completo-feminino

E o traje Esporte Fino? Tire da sua mente qualquer roupa que tenha passado em sua mente de cunho esportivo! O esporte fino é popularmente conhecido assim, mas na verdade o seu nome é Passeio, e para os homens continua sendo o terno como traje, em tom escuro se for a noite, e pode ser em tons claros se o evento for de dia.

Look-Social-Masculino-Completo

Para as mulheres de dia fica liberado os tailleurs e até vestidos curtos, mas sem brilho ou decotes. Já para a noite esses itens ficam liberados, menos se o evento for de cunho profissional.

traje-esporte-fino-feminino

E já o traje esporte é recomendado para aniversários infantis, almoços com amigos, batizados, churrascos, onde o jeans está liberado e o traje é muito mais informal!

roupa-esporte-fino-para-casamento-12

social_fino_02

E no meio disso tudo deixei para o final para falar do traje mais requintado que pode existir, o black tie. É de muito bom tom que se você for fazer uma festa conste esse traje no convite, para que nenhum convidado possa errar, pois esse traje já é normal ser utilizado em premiações ou em bailes, como o de debutantes, por exemplo. Mas se você for fazer seu casamento, é melhor comunicar porque a regra é o passeio completo! Nesse traje os homens devem ir de Smoking e sapatos pretos. Já as mulheres devem ir de vestidos longos, com bordados e brilho. Quanto aos acessórios, belas jóias ou bijuterias finas são necessárias e claro, um salto alto!

divulgacao3 Festas-de-gala-exigem-traje-a-rigor (1) traje-a-rigor-black-tie-tenue-de-soiree-04 (1)