Tips

Seu corpo pede vinho!

- Por Marcos Slaviero Seu corpo pede vinho!

Post By: Lu Valim

Oi, pessoal! Daqui a pouco o frio chega de vez e para se aquecer nos dias de baixa temperatura, nada melhor que um bom vinho! Além desse motivo, temos alguns outros muito especiais para degustarmos essa bebida dos deuses!

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Alberta (Canadá), a tradicional tacinha de vinho que acompanha o jantar de muitos pode ser equivalente a cerca de 30 minutos de atividade física. Com isso, são minimizados os efeitos do sedentarismo, ajudando a evitar que os músculos envelheçam. Além disso, ele aumenta a densidade dos ossos e melhora a circulação do sangue.

Foto3

O responsável por isso é oresveratrol, componente do vinho que também traz vários outros benefícios já conhecidos, como ajudar na prevenção do mal de Alzheimer. Mas, claro, essa substância NÃO SUBSTITUI os exercícios físicos! Um estilo de vida saudável combinado com o consumo adequado de vinho é perfeito!!!

Outra dádiva do vinho é sobre a pele. A grande concentração de agentes que combatem os radicais livres é um dos fatores que fazem do vinho um verdadeiro néctar da longevidade.Os polifenóis do vinho melhoram a consistência e elasticidade de pele.

Os efeitos do polifenóis ocorrem tanto se eles forem aplicados direto sobre a pele quanto se ingeridos. Quando associa-se os dois, as ações se potencializam. Hoje em dia são muitos os tratamentos de beleza e cosméticos feitos a base de óleo de semente de uva e vinho.

Foto2

O consumo de vinho, se mantido com regularidade e moderação, ajuda a diminuir a circunferência abdominal tanto em mulheres como em homens. Isso foi constatado por 10 anos de pesquisas realizadas pelo Dr. Vadstrup e sua equipe, na Dinamarca. Problemas do coração são frequentemente ligados tanto à medida da circunferência abdominal, como ao colesterol sanguíneo e a distúrbios na pressão arterial.

Ao serem comparados os indivíduos, dentro do grupo de pessoas com hábito de consumir bebidas alcoólicas variadas, percebeu-se que os que bebiam vinho tinham sua circunferência abdominal reduzida, já os que bebiam cervejas e destilados apresentavam um aumento.

Há ainda mais estudos que reforçam a força do vinho contra a barriguinha, como o feito pelo Dr. Yoshikawa. Ele demonstrou que alguns dos polifenóis, que existem em quantidade consideráveis no vinho, destroem gorduras por inibição de enzimas. 

A bebida também é fonte de silício, um íon envolvido na formação do colágeno e calcificação dos tecidos ósseos e paredes de vasos sanguíneos, protegendo unhas, cabelos, pele e tecidos de sustentação entre um órgão e outro.

O vinho tinto, bem como o suco de uva roxa, são os melhores tipos, pois concentram maior quantidade de antioxidantes. E mais: para que todos os benefícios da bebida sejam aproveitados pelo organismo, é necessário que o consumo seja diário e sem exagero.

O indicado é consumir diariamente 1 taça (125ml) de vinho ou 2 copos (250ml cada) de suco de uva. Eu não tenho o hábito de tomar bebida alcoólica em dias de semana, prefiro o suco de uva! O vinhozinho vou deixar para os finais de semana! E vocês? 

   

Lu Valim/@curvasideais

www.curvasideais.com.br