Lifestyle
Muitos proprietários de cães e gatos notam que seus animaizinhos roncam, ao dormir ou mesmo quando estão acordados.
Apesar de muitas vezes os animais terem atitudes e comportamento normais, e por isso o dono achar que é “normal”, o ronco pode ser um sinal de doenças obstrutivas das vias aéreas superiores graves, que podem comprometer a sua qualidade de vida e até mesmo levar à morte.
As raças mais predispostas a essas doenças são, principalmente, os cães e gatos de focinho curto, ou braquicefálicos, como os buldogues, o pug e o gato persa, que apresentam a “síndrome braquicefálica”, composta por alongamento do palato mole, eversão do sáculo laríngeo e estreitamento das narinas, podendo levar ao colapso e à paralisia laríngea.
Já em cães da raça yorkshire e outros toys, o ronco pode ser devido ao colapso de traquéia, que é um amolecimento dessa estrutura, levando à obstrução do tubo traqueal, no momento da respiração.
Em todas essas condições, ocorre obstrução das vias aéreas superiores e, dependendo do grau, é necessário cirurgia para desobstruir e permitir que o animal respire e melhor.
Para saber qual o tipo de obstrução e sua gravidade, é necessário consultar um médico veterinário, que avaliará o paciente clinicamente e indicará os exames complementares adequados, como radiografias e broncoscopia. A conduta terapêutica dependerá da gravidade determinada, mas em todos os casos esta é melhor quando realizada precocemente (por exemplo, em buldogues recomenda-se operar antes dos dois anos de idade).
É importante salientar que o ronco, em nenhum caso é normal, mesmo em braquicefálicos, indicando sempre algum tipo de afecção, que deve ser investigada o mais cedo possível.
Maiores informações Hospital Veterinário DiDatus...
Prof. Dr. James N.B.M.de Andrade
Médico Veterinário, MSc, PhD – Cardiologia e Cirurgia Cardiotorácica– Hospital Veterinário DiDatus – CRMV – PR- 3273.
Serviço:
HV DiDatus
Endereço: Av. N.S. Aparecida, 283
Telefone: 41 – 3156-7766 (com 30 linhas para bem atender)