Romy Pocztaruk em individual na SIM Galeria
- Por Marcos Slaviero
A SIM Galeria apresenta, a partir do dia 25 de setembro, mostra individual da fotógrafa gaúcha e mestre em poéticas visuais, Romy Pocztaruk.
Com curadoria da mestre em artes visuais Gabriela Motta, a exposição vai reunir fotografias e vídeos sobre vestígios arquitetônicos, registrados em diferentes países. Em paralelo à sua exposição na SIM, Pocztaruk estará entre os participantes da 31ª edição da Bienal de São Paulo, maior evento relacionado à arte do país e um dos mais importantes do mundo, que acontece entre os dias 06 de setembro e 07 de dezembro. A arquitetura é tema recorrente nas obras da artista e na exposição em Curitiba não será diferente. Às vésperas do Brasil receber as Olimpíadas de 2016, a fotógrafa apresenta na SIM a série Olympia, na qual busca investigar as transformações em estruturas urbanas e sociais que acometem as cidades-sedes. A partir dos resquícios abandonados, na maior parte das vezes instalações em ruínas, a artista rastreia o impacto do evento, que caracteriza como “apocalíptico”. Pocztaruk fotografou as vilas olímpicas de Berlim, sede da Olimpíada de 1936, e de Sarajevo, sede em 1984. Em ambas, também capturou vestígios decadentes de estádios, ginásios, acomodações e arredores.Individual de Romy Pocztaruk
Curadoria: Gabriela Motta
Local: SIM Galeria — Alameda Presidente Taunay 130 A, Batel – Curitiba (PR)
Abertura: 25 de setembro, às 19h
Período: De 25 de setembro a 31 de outubro. De segunda sexta das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h.
Sobre a SIM Galeria: Voltada para as manifestações contemporâneas de arte, a SIM Galeria, de Curitiba, é dirigida por Guilherme e Laura Simões de Assis. Há três anos no mercado, a galeria curitibana apresenta grande notoriedade, com 15 artistas nacionais e internacionais representados e presença em alguns dos principais eventos de arte do mundo, como a ARCO Madrid e a Sp-Arte.