Na história da minha família, os chás sempre tiveram um lugar de destaque, seja nas ocasiões festivas, nas tpms da mulherada, nos encontros das 4 horas na casa da minha vozinha de 98 anos e, até mesmo quando uma dorzinha resolve aparecer. E, eu, não poderia fugir à regra, vou confessar, amo um chazinho, ainda mais nas noites frias de inverno…
Falando sério, chás são remédios naturais e grandes aliados em muitos momentos. Ajudam a combater as dores de cabeça, as cólicas, as gripes e resfriados, e até mesmo o estresse e o cansaço. Mas além de todos esses benefícios para a saúde, os chás se tornaram também um aliado da beleza. Muitos produtos, como cremes e loções, são feitos à base de alguns chás, como camomila, chá verde, e outros. E têm sido inclusive recomendados por dermatologistas, que reconhecem o poder dos chás para casos como manchas na pele, combate à oleosidade e prevenção do envelhecimento.
Os principais tipos de chás e seus benefícios:
Chá verde: O chá verde contém muitos antioxidantes. Estudos indicam que ele pode ser usado para beneficiar a flora intestinal e para reduzir o estresse oxidativo, também apresentando características anti-inflamatórias. Com relação ao chá verde, a ciência tem comprovado suas propriedades cosméticas e terapêuticas. É rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que favorecem a neutralização dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Ele desintoxica, desincha e acelera o metabolismo!
Chá branco: Uma das vedetes do momento Tem ação antioxidante. A ingestão do chá ajuda a retardar os efeitos de envelhecimento, melhorando o colágeno, que é importante para manter a resistência e a elasticidade da pele.
Hortelã: Muito usado em cosméticos por ajudar no rejuvenescimento da pele. Tem ação adstringente, que atua contra o aparecimento de cravos e espinhas. Ideal para peles oleosas ou mistas. Uma dica é aplicar o chá com um algodão diariamente em todo o rosto.
Camomila: A camomila é calmante e tem ação vascular. Por isso, compressas de chá de camomila gelado podem ajudar em casos de olheiras causadas por vasodilatação. Elas promovem uma constrição dos vasos do local, aliviando o tom arroxeado. Mas atenção: o tratamento surte efeito apenas quando se ataca o problema de acordo com sua origem. Se você não vê diferença, é provável que esteja adotando um procedimento inadequado. As olheiras podem ter outras causas. É importante consultar o dermatologista para o diagnóstico correto.
Chá de erva-cidreira: Tem efeito calmante e é muito usado na produção de diversos cosméticos como xampus, condicionadores, hidratantes, sabonetes, entre outros. Se utilizado na pele, ajuda no combate à oleosidade e à acne.
Chá preto: Após lavar a pele, aplicar chá preto com um algodão ajuda a absorver a oleosidade.
Chá de cravo: Muito usado pelos povos antigos, tem seus benefícios reconhecidos ainda hoje. Possui efeito analgésico e pode ser aplicado na pele em forma de compressas geladas, para aliviar inchaços.
Chá de maçã: Ajuda a digerir os alimentos gordurosos. As fibras da maçã absorvem água, o que melhora o funcionamento do intestino. E o alto teor de potássio contido na polpa da fruta auxilia na eliminação do sódio, responsável pelo inchaço.
Chá de boldo: Utilizado no tratamento de problemas no fígado, dores de cabeça e mal-estar. Além desses benefícios, o chá de boldo, quando tomado antes das refeições, auxilia na digestão e é um excelente diurético.
Chá Vermelho: É conhecido como o devorador de gorduras. Acelera o metabolismo do fígado, favorece a redução do colesterol e é desintoxicante.
Chá de Gingko Biloba: Seus bioflavonóides são antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam danos às células, acumulados com a idade. Uma das utilizações mais conhecidas desta erva é destinada a melhoria da circulação sanguínea. Dilata os vasos, sendo excelente para eliminar varizes.
Posso servir um chazinho? ;)
Lu Valim