Tips

Mistérios sobe o Pinhão!

- Por Marcos Slaviero Mistérios sobe o Pinhão!

Pinhão!!! Uma delícia de inverno com fama de super vilã da dieta. Mas será que ele é tão ruim assim?? Convidamos a nutricionista Michelle Frota Reichmann, que é Especialista em Nutrição Esportiva, Segurança Alimentar e Qualidade dos Alimentos para falar um pouquinho sobre uma das comidinhas mais gostosas da época mais gelada do ano aqui no site.

  É só começar a esfriar que já pensamos no pinhão, não é mesmo?! Essa semente comestível da Araucária (árvore símbolo do Paraná) é um alimento sazonal, o que faz com que suas sementes sejam mais frescas e nutritivas!

Que é uma delícia todos sabem mas, será que faz bem??? Quais seus benefícios?

O Pinhão é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Altamente funcional e seus benefícios são diversos: Antioxidante, prevenindo envelhecimento precoce e inchaço; Auxilia a saúde dos olhos; Fonte de fibras, auxiliando na função intestinal; Ajuda a reduzir o colesterol, por ser rico em gorduras "boas" (monoinsaturadas); Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. É uma excelente opção de lanche pós treino para praticantes de atividade física, pois auxilia na formação de massa muscular, acelera a recuperação e evita a fadiga!!! Além de todos esses benefícios, é um eficaz inibidor do apetite, auxiliando no emagrecimento! A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. Uma porção com 10 unidades, tem em média 115 calorias. DSC02409 O pinhão pode ser usado tanto em preparações salgadas quanto doces. O cozimento não altera suas propriedades funcionais. A polpa depois de cozida, pode ser armazenada por até 5 dias na geladeira ou 3 meses no congelador! Muito bom não é mesmo?! Mas atenção, devido a sua concentração de lipídeos e carboidratos, é um alimento com valor calórico alto. Logo, deve ser consumido com moderação e, de preferência, associado a um estilo de vida saudável!   Michelle Frota Reichmann é Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva, Segurança Alimentar e Qualidade dos Alimentos formada pela UERJ e com pós na UFRJ. Também já foi atleta da seleção brasileira de Nado Sincronizado (2000 a 2011) e está cursando a Pós Graduação de Nutrição Clínica Funcional na PUC-PR.