Tips

A prótese de silicone atrapalha a amamentação?

- Por Marcos Slaviero A prótese de silicone atrapalha a amamentação?

A mamoplastia de aumento, mais conhecida como implante de silicone, é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios de cirurgia plástica, mas ainda gera dúvidas entre as mulheres que desejam ser mães. Uma das questões mais comuns é se a prótese de silicone pode interferir na amamentação, o que para o cirurgião plástico Bruno Legnani é raríssimo acontecer. “Atualmente, a grande maioria das próteses é colocada atrás da glândula mamária, assim não interfere na produção do leite. Os ductos de liberação também permanecem intactos e a capacidade de amamentar não é alterada”, explica o cirurgião. 

Legnani afirma que antes da realização de qualquer procedimento cirurgico é ideal que a paciente converse com o médico e procure saber quais são as técnicas utilizadas pelo profissional. “Para que as mulheres preservem a capacidade de amamentação, é necessário preservar o parênquima mamário, por isso o cirurgião plástico precisa ser consciente e escolher um volume adequado de prótese para cada paciente. Tamanhos exagerados podem comprimir o parênquima mamário e alterar seu funcionamento”, alerta o especialista, salientando que é importante procurar um profissional qualificado. Na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e no site do Conselho de Medicina é possível verificar se um cirurgião é, de fato, um especialista na área de interesse.

amamentacao-silicone

Outro questionamento frequente entre as mulheres que desejam implantar próteses de silicone, é como ficarão os seios depois da gestação. O cirurgião explica que a prótese não sofre alterações, mas que o aumento da mama, decorrente da lactação, pode alterar os resultados da cirurgia e por isso é importante atentar para o formato de prótese escolhido. “Para que o formato dos seios permaneça natural, é indispensável que sejam observadas as características do corpo e da pele da mulher para escolha da prótese. Um dos fatores que o médico deve levar em conta antes de uma cirurgia é se essa mulher pretende ser mãe”, completa o especialista. 

Para as mulheres que já possuem silicone, a sugestão do médico é que sigam o processo de amamentação com naturalidade e, em caso de dúvidas, procurem o ginecologista. Já para mulheres que desejam implantar a prótese, mas querem engravidar, o especialista costuma orientar que conversem com o cirurgião sobre o melhor momento para realizar o procedimento cirurgico.