Tips
Hoje tem receita aqui no marcosslaviero.com. E não é qualquer receita!! Conversamos com o Murilo Mafra, chef e proprietário de um dos restaurantes mais badalados de Florianópolis, o Bate Ponto. E ele nos passou a receita da ostra gratinada servida na casa.
A primeira informação importante é que a ostra após retirada do mar, deve ser conservada em uma temperatura de 4 a 7 graus, podendo ficar na geladeira ou em um isopor com gelo por até 3 dias. Com esses procedimentos ela está viva, e apta para consumo, tanto natural quanto cozida.
Receita Ostra Gratinada ao Molho 4 queijos Bate Ponto
Ingredientes:
-Ostra -Molho Branco -Gorgonzola -Catupiry -Muçarela -Parmesão Ralado
COMO FAZER:
Para fazer a ostra gratinada é preciso cozinhá-la no "bafo". Então coloque as ostras em uma panela, com água até a metade da casca. Tampe e deixe o "bafo" cozinhar. Esse processo leva em média 10-15 minutos. Para saber se cozinhou basta olhar se a ostra abriu. Ás vezes algumas não abrem, porém é só abrir cuidadosamente com a ponta de uma faca. Após o cozimento, reserve a água que sobrou na panela, passando por uma peneira para descartar os pedaços da casca da ostra que possam ter caído. Em outra panela, faça o molho branco neutro, e adicione os queijos com a quantidade a gosto. Cuidar somente do gorgonzola, pois ele tem sabor forte, e em excesso pode predominar demais no molho. Mexa tudo até ficar um creme homogêneo. Depois coloque uma parte de água do cozimento da ostra para cada dez de molho de queijos. Com a ostra aberta, descarte a casca "reta" e recheie a ostra na parte mais funda. Cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Agora é só servir. E para quem tiver Florianópolis como destino no feriado, nos próximos finais de semana ou no verão, fica nossa dica de restaurante. O Bate Ponto fica em Santo Antonio de Lisboa e é uma delícia.Serviço:
Bate Ponto
Telefone:(48) 3235-2121