Beauty Fashion

Gossip Girls - bastidores do mundo da moda

- Por Marcos Slaviero Gossip Girls - bastidores do mundo da moda

Se você gosta de acompanhar os bastidores do mundo da moda, pode gostar também de dois perfis criados recentemente no instagram. O @fashionassistants surgiu no final de 2017 para relatar a realidade por trás do glamour do mundo fashion com um humor ácido.

O que começou com memes ganhou força com relatos anônimos de assistentes, estagiários e outros colaboradores, denunciando práticas desprezíveis como assédio, apropriação indevida, privação de direitos básicos e até violência física cometidas por estilistas, editores e outros profissionais consagrados no meio.

 

O perfil já conta com mais de 12 mil seguidores e há poucos dias ganhou uma versão brasileira, o @muodas, que conquistou quase dois mil seguidores em menos de duas semanas de existência.

Meme no @muodas comentado por Alexandre Hercovitch

Relações abusivas nos bastidores do mundo da moda já haviam sido retratadas em O Diabo Veste Prada - filme de 2006 inspirado no livro homônimo que foi escrito por uma ex-assistente de Anna Wintour. Mas antes que você comece a enxergar “Mirandas Priestleys” onde não existem, é preciso dizer que lá também há posts com elogios.

Ambas as iniciativas seguem uma tendência mundial de valorização de marcas que investem na essência além da aparência e do poder de escolha do consumidor como ferramenta de incentivo a boas práticas.

A valorização da mão de obra é um dos aspectos da “tal sustentabilidade”, que pode ser traduzida como excelência em todas as etapas da cadeia de produção e parece estar influenciando a decisão de compra de muita gente. Para ajudar nessa questão, aqui no Brasil foi criado o Moda Livre, um aplicativo que monitora marcas acionadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pelo uso de trabalho escravo. Segundo a descrição na app store, todas as marcas acionadas na justiça foram classificadas com base em um questionário sobre as medidas adotadas para que tais práticas não se repitam. O app é gratuito.

 

No mês em que comemoramos o #DiadoConsumidor é bom refletirmos sobre o nosso poder de compra e as práticas que estamos incentivando através dele.

A Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!