Travel

O que fazer em Manaus

- Por Marcos Slaviero O que fazer em Manaus

O Marquinhos esteve alguns dias em Manaus e voltou com dicas bem legais. Como ele ficou poucos dias, complementamos o post com dicas da Paola Gulin, da Nomad Roots Viagem e Conhecimento, que foi quem organizou essa viagem incrível. A primeira dica é ir para Manaus! Vale muito a pena conhecer esse lugar tão lindo, interessante e importante para o nosso país!

Dicas do Marquinhos

Passeios


Compras no Mercado Municipal Adolpho Lisboa


Foi o segundo mercado construído no Brasil, inspirado no Mercado Les Halles de Paris. Em estilo Art Noveau, sua estrutura é feita em ferro fundido e ornado com vitrais coloridos. Conhecido como mercadão, foi restaurado recentemente e é a principal porta de entrada da produção pesqueira e rural do Estado. Lá você encontra artesanatos e lembrancinhas regionais. Especiarias e muitos temperos, artesanato, remédios naturais, etc.

Eu comprei tucupi para cozinhar, farinha ouro (uma farinha diferente que amei!!!), guaraná em barra, língua de pirarucu, (essa língua serve tanto como lixa de unha, como pra lixar o guaraná em barra… dizem que guaraná raspado na língua de pirarucu é extremamente energético!!!), banha de sucuriju (remédinho natural), um botox natural que funciona como efeito cinderela e é exportado até para o Japão… Nos arredores do mercado ficam vários ambulantes descascndo castanha do Pará quentinha na hora. Muito delícia!

 

Galeria Amazônica
Fica perto do Teatro e tem peças de 56 tribos amazônicas. Lá é bom de comprar artesanato e artefatos indígenas bonitos. Bem melhor do que no mercado. Lá é muito misturado e nessa galeria mais selecionado. Destaque para as cestarias decoradas com grafismos tradicionais e a pimenta produzida pelas mulheres Baniwa nas roças e quintais das comunidades.

Teatro Amazonas
Um dos principais símbolos de Manaus, o Teatro Amazonas é considerado um dos mais belos teatros brasileiros, construído no auge do ciclo da borracha. Precisa fazer uma visita guiada. Elas acontecem a cada 40 minutos, então é bom ficar atento e se informar.

 

Abaré SUP and Food
É tipo um beach club, só que no Rio! É um flutuante onde você pode comer, beber, fazer SUP no rio e ver o pôr do sol.

Casa Monsenhor
Não é um lugar turístico, fomos por indicação de uma amiga da minha mãe que mora em Manaus. É tipo uma Requinte, com pães e bolos, bem familiar! Tudo muito bom!



Bar do Armando
Um boteco super cool, simples, com mesinhas na frente do Teatro.  Um clássico! Tem que ir tomar uma cervejinha!

Restaurantes


Banzeiro
Especializado na cozinha amazônica é bem famoso e muito bom! O chef Felipe Schaedler é reconhecido e premiado. Adoramos a comida. Como não sou muito de peixe comi pato no tucupi. É muito bom! Também tinha jambu no meu prato, uma erva típica do norte, que amortece a língua. O creme de mandioca com formiga é interessante e diferente! Outras sugestões deliciosas são a costela de tambaqui e o filé de pirarucu ou tucunaré.


Caxiri
Melhor restaurante que fui em Manaus, o carpaccio e a costela suína (esqueci de tirar a foto) que comi foi um dos melhores pratos da vida! Tem uma unidade em São Paulo também!

Shin Suzuran
Restaurante japonês com sushis clássicos e também regionais, com os peixes locais. Experimentei todos! O lugar é simples e a comida maravilhosa! É considerado um dos melhores da cidade.



Onde ficar: tem post aqui. (Villa Amazonica na foto)

 

Mais dicas da Nomad Roots Viagem e Conhecimento

MUSA - Museu da Amazônia

Criado em 2009, o Musa ocupa 100 hectares da Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, em Manaus. Exposições, viveiro de orquídeas e bromélias, laboratórios experimentais de serpentes, insetos e borboletas, além de uma torre de 42 metros com vista do dossel das árvores da floresta, são apenas alguns dos atrativos no museu.

Funcionamento: Diariamente (exceto quartas-feiras), das 8h30 às 17h (o portão de entrada fecha às 16h)

Endereço: Avenida Margarita (antiga Uirapuru), s/n - Cidade de Deus

Visitas guiadas: R$ 10,00 | Subida na torre: R$ 20,00

 

Bistrô Fitz Carraldo

O Bistrô Fitz Carraldo, aberto todos os dias para café da manhã, almoço e jantar, conta com ambiente informal e culinária contemporânea, mescla os clássicos internacionais com ingredientes exóticos da Amazônia.

O Bar com vista para a Piscina oferece caipirinhas especiais, vinhos selecionados e pratos leves para pedir a qualquer hora.

Endereço: Hotel Villa Amazônia - Rua 10 de Julho, 315 - Centro, Manaus - AM, 69010-060


Tambaqui de Banda

Serve almoço e jantar de pratos típicos da Amazônia, com destaque para diferentes versões do peixe Tambaqui, uma das tradições da região.

Endereço: Rua José Clemente, 596 - Centro (Na praça do Teatro)

Funcionamento: Diariamente das 11h às 23h

Tacacá da Gisela

Não deixe de provar o famoso Tacacá da Gisela no quiosque da praça do Teatro. O caldo da mandioca (chamado de tucupi) com goma de tapioca , acompanhado da folha de jambu e de camarões é uma tradicional iguaria amazônica.

Açaí da Amazônia

Para aqueles que querem conhecer o verdadeiro açaí da Amazônia, indicamos o Wakusesse, uma franquia com diversas lojas pela cidade;

Sorvete

Para se refrescar, passe em uma Sorveteria Glacial e prove um dos sorvetes de sabores regionais, como o de açaí, de tapioca, de buriti ou tucumã;

Não deixe de provar também o X-Caboquinho, um sanduíche regional de pão francês recheado com queijo, banana frita e tucumã, um tradicional fruto amazônico.

 

Sobre a Nomad Roots: http://www.nomadroots.com.br/site/