Tips

Projeto de Vida e Carreira: como funciona o processo de orientaçao profissional

- Por Marcos Slaviero Projeto de Vida e Carreira: como funciona o processo de orientaçao profissional

Convidamos a psicóloga e Coaching de Vida e Carreira, Dra. Rafaela de Faria, para dar orientações na hora de (re) escolher a profissão através do processo de Orientação Profissional.

Qual o meu propósito de vida e carreira? Será que realmente preciso fazer curso superior e pós graduação? Será que o curso escolhido é o que faz sentido para mim? Será que o emprego que tenho é o que realmente quero? Será que tenho perfil para ser empreendedor? Estou insatisfeita(o) com a minha profissão, o que faço agora?

Essas perguntas frequentemente permeiam a vida dos indivíduos em diferentes fases do desenvolvimento humano e da carreira. Frente à imensidão de possibilidades profissionais e cursos ofertados, torna-se cada vez mais difícil escolher qual caminho seguir.

Para facilitar o momento de (re) escolha da profissão, o processo de Orientação Profissional (OP) surge como uma estratégia complementar alinhado com o projeto de vida de cada pessoa. A OP geralmente é conhecida como “teste vocacional” ou “orientação vocacional”, contudo, o trabalho desenvolvido não é somente aplicação de um ou mais testes psicológicos. A OP propicia um espaço de reflexão e amadurecimento em relação à (re) escolha da profissão e, para isso, são desenvolvidas atividades que incentivam o autoconhecimento, e conhecimentos sobre os cursos, profissões e mercado de trabalho, além da aplicação de testes exclusivos pelos profissionais da Psicologia.

Dra. Rafaela de Faria Facilitadora de decisões e realizações na vida e carreira

  • PhD em Educação pela UNICAMP
  • Psicóloga (CRP 08/13830) especialista em Carreira
  • Fundadora e CEO do Instituto de Coaching e Orientação Profissional (ICOP)
  • Idealizadora e realizadora do VestibaDay

https://www.icop.com.br/