Beauty Fashion

Beleza Natural

- Por Marcos Slaviero Beleza Natural

Qual a vantagem de trocar seus produtos de beleza convencionais por opções naturais? Confira neste post da jornalista Carola Giongo. 

Se você é do tipo que acompanha os lançamentos de cosméticos e maquiagens já deve ter notado o aumento na oferta de produtos naturais e se perguntado qual é a vantagem de trocar seus cosméticos convencionais preferidos por estes. Segundo a Dra.Patrícia Silveira - dermatologista formada pela UFRJ e adepta da dermatologia natural - a resposta está na sua saúde: 

“...conservantes sintéticos e outras químicas existentes em fragrâncias estão envolvidas em vários problemas de saúde como alergias, puberdade precoce, infertilidade, mudanças do sistema  hormonal e até câncer. Estudos in vitro e em cobaias comprovam os malefícios de várias substâncias isoladas e ainda não sabemos como elas agem em conjunto. Se somarmos o que usamos no dia-a-dia, como filtro solar, maquiagem e esmalte de unha, a lista é enorme!” 

Missão Saúde:

No momento da compra é preciso entender o rótulo e identificar vilões como petrolatos, parabenos, Laurylsulfato de sódio e Triclosan, entre outros. Aplicativos como o Healthy Living e o Think Dirty ajudam nessa missão indicando o grau de toxicidade e problemas relacionados a cada substância encontrada na fórmula. Infelizmente a maioria destes aplicativos funciona melhor com produtos cujas fórmulas são descritas em inglês.

  

                                                 

 

Selos de certificação garantem a confiabilidade na denominação dos cosméticos e te ajudam a não cair em pegadinhas de Greenwashing - quando empresas se aproveitam maliciosamente desta “onda verde” para lucrar. Algumas certificadoras bem conhecidas que ajudam a não cair em cilada são Ecocert e IBD, mas existem muitas outras. O ideal é verificar o que cada uma está garantindo. Vale lembrar que produtos veganos (livres de substâncias de origem animal) e cruelty free (que não realizam testes em animais) ainda podem apresentar ingredientes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.            

   

A Dra. Patrícia, que nas redes sociais é conhecida como Dermagreen, garante que os ingredientes naturais são tão eficazes quanto os convencionais e trazem alguns benefícios extra:

Maquiagens e máscaras ricas em argilas de boa procedência, por exemplo, são uma forma de repor bionutrientes da pele de forma eficiente. Argilas são secativas, cicatrizantes, estimulam a produção de colágeno e funcionam como carteadoras de outros ingredientes para camadas mais profundas da pele, um mecanismo chamado de drug delivery”.

Nessa linha, ela indica produtos da Bioart: “as bases bionutritivas e o pó facial da marca, por serem ricos em argila orgânica, oferecerem efeito matificante natural e cobertura de imperfeições sem obstruir os poros”.

Palavra de consumidor:

A jornalista que aqui escreve também testou o primer e a base da marca. Amei o efeito matificante do primer que segura a pele sequinha até mesmo em altas temperaturas, mas a cobertura da base deixou a desejar. Além disso, achei confuso o site da Bioart exibir uma diversidade de selos que não aparecem nas embalagens dos produtos testados. Ao questioná-los sobre a questão do filtro solar físico de seus cosméticos recebi a seguinte resposta: 

Os produtos Bioart contém em sua composição matérias primas como o dióxido de titânio que é um filtro físico e também a argila que oferece essa proteção. Em relação a estas matérias-primas , já é constatado o benefício da barreira física. Com o intuito de poder divulgar o FPS em suas embalagens e registrar o produto como filtro solar, informando o fator de proteção solar (FPS), os produtos Bioart já estão sendo submetidos a testes. Assim que forem concluídos os estudos, o FPS será informado nos produtos, site e redes sociais. Você ainda não deve substituir o seu protetor solar pois não temos o teste de FPS concluído.”

 

 

A Dra. Patrícia admite que a transição para produtos naturais pode ser desafiadora. A adaptação é um processo pessoal e o ideal é contar com a ajuda de um profissional que conheça bem os efeitos e a aplicação de cada produto para encontrar o ideal para a sua pele. 

A troca de informações entre os consumidores também ajuda na busca de produtos para uma beleza ao mesmo tempo natural e saudável. Compartilhe a sua lista de provados e aprovados com a gente!

Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!