Beauty Fashion

FASHION REVOLUTION por Carola Giongo

- Por Marcos Slaviero FASHION REVOLUTION por Carola Giongo

Você já ouviu falar no Fashion Revolution? Um movimento global de consumo consciente que te encoraja a descobrir de onde vem suas roupas e incentivar boas práticas no mundo da moda. Saiba mais nesse post da colunista Carola Giongo. 

A Revolução já está acontecendo! Entre os dias 22 e 28 de abril acontece no mundo todo a Fashion Revolution Week, que promove eventos de moda ética e consumo consciente com troca de ideias e de peças, entre outras atividades ligadas ao tema. A programação é diferente em cada cidade e é possível consultá-la no site.

 

Na edição do ano passado, só no Brasil foram mais de 700 eventos em 47 cidades envolvendo mais de 20 mil pessoas. Embora o movimento não pare de crescer mundo afora, os casos de trabalho escravo e crimes ambientais ligados à indústria da moda ainda são muito frequentes. Quem não lembra do escândalo da Amíssima no ano passado ou da tragédia do Rana Plaza em 2013? Por isso, ações virtuais são encorajadas pelo Movimento o ano todo através das redes sociais. Marcas e consumidores podem participar compartilhando fotos nas redes sociais em que apareçam mostrando a etiqueta de suas roupas e usando a legenda: @marcadapeça #QuemfezMinhasRoupas? #FashionRevolution .

A ideia é envolver consumidores e empreendedores para estimular uma troca justa entre eles.  Aqui no ON.TheLista gente já deu a dica do aplicativo Moda Livre, que identifica marcas envolvidas com trabalho escravo e o posicionamento atual delas quanto a isso.

 

 

Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!