Lifestyle

Agosto Dourado chama atenção para o aleitamento materno

- Por Marcos Slaviero Agosto Dourado chama atenção para o aleitamento materno

A campanha Agosto Dourado, criada para incentivar e orientar a população sobre a importância da amamentação exalta o leite da mãe como um alimento de ouro para a saúde dos bebês. Por isso, durante todo o mês os Amigos do HC e o Complexo Hospital de Clínicas promovem uma série de atividades sobre o tema, incluindo exposição fotográfica, rodas de conversa e um mamaço (quando mães com seus bebês se reúnem em local público para amamentar), como ações de sensibilização a respeito do tema. Desde 2017, quando o Congresso Nacional instituiu, por meio de lei federal, agosto é considerado o mês do aleitamento materno.

A exposição “Primeiro Afeto: o aleitamento materno nos primeiros dias de vida do bebê” será itinerante e apresenta onze fotografias de mães amamentando os seus bebês sob o olhar da fotógrafa documental Luísa Bonin. Junto às fotos, a mostra traz frases de orientação sobre os benefícios da amamentação. As fotos foram tiradas no mês passado, na Maternidade do Hospital de Clínicas, na UTI Neonatal do Hospital Clínicas e na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que também faz parte do Complexo Hospital de Clínicas.

As fotos estão em exposição entre 5 e 16 de agosto na recepção da maternidade do Complexo Hospital de Clínicas. De 19 a 30 de agosto a exposição estará simultaneamente na Maternidade Victor Ferreira do Amaral e no Shopping Crystal.

O mamaço é movimento mundial em que mães se reúnem para amamentar seus bebês e será realizado, dentro do Agosto Dourado dos Amigos do HC e do Complexo Hospital de Clínicas, no dia 23, na Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Encerrando as atividades, a roda de conversa sobre aleitamento materno está marcada para o dia 27 pela manhã, para tirar dúvidas das mães sobre amamentação, na maternidade do Hospital de Clínicas.