Beauty Fashion

Por que a Forever 21 está à beira da falência?

- Por Marcos Slaviero Por que a Forever 21 está à beira da falência?

Uma das maiores redes de fast fashion do mundo está preparando os papéis para entrar com o pedido de falência nos Estados Unidos. A americana Forever 21, fundada em 1984, tem mais de 800 lojas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina. Desde 2016 enfrenta dificuldades financeiras, atrasando pagamentos de fornecedores e sem caixa para abastecer as lojas.

A crise se intensificou com o crescimento de concorrentes de peso como H&M, Target e principalmente com a crescente do varejo online. A queda da Forever caminha junto à crise dos shoppings centers nos EUA. Muitos estão fechando as portas e estima-se que até 2022, 25% encerrem suas atividades. No entanto o ciclo é vicioso e o processo de falência da varejista interfere diretamente no problema dos shoppings, já que a marca é uma loja âncora e atrai muitos clientes. Em 2017 a Forever vendeu 3,4 bilhões de dólares.

 

A fast fashion no entanto carrega grande parte da culpa, já que vem ficando conhecida pela baixa qualidade das peças e os altos índices de poluição do meio ambiente. Para continuar em operação a empresa precisa de 150 milhões de dólares. Façam suas apostas sobre o futuro da rede.