Beauty Fashion

Saia Justa no Tapete Vermelho

- Por Carola Giongo Saia Justa no Tapete Vermelho
Foram tantos os tapetes vermelhos badalados nos últimos dias que a gafe de famosos como Scarlett Johansson, Renè Zellweger e Margot Robbie quase passou despercebida no BAFTA Awards - premiação conhecida como o Oscar britânico.


Em 2020 o BAFTA tentou inovar no dress code, tranformando o tapete vermelho em verde, mas poucos convidados parecem ter recebido o guia desenvolvido pela London College Of Fashion ou lido o trecho do convite que sugeria que os trajes da noite fossem repetidos, alugados, garimpados, emprestados, enfim mais sustentáveis de alguma forma, e acabaram desfilando modelos exclusivos ou de coleções recém-saídas das passarelas. Margot Robbie, por exemplo, usou um modelo Chanel Resort 2020 enquanto Scarlett Johansson apostou em um novo modelo Versace bordado com milhares de lantejoulas e miçangas de plástico.


Assim como elas, a maior parte dos convidados errou ao ignorar não só as regras de etiqueta, mas a oportunidade de usar a forte influência que os looks desfilados na temporada de premiações do cinema têm sobre os consumidores em geral para influenciar uma mudança necessária e urgente na indústria da moda, que segundo especialistas só não polui mais do que a indústria do petróleo. Grande parte dos presentes ficou em "saia justa" quando o anfitrião chamou o evento de "ECO Awards" e Rebel Wilson chegou a fazer piada de sua própria situação, brincando que seu vestido bicolor era, na verdade, uma junção de 2 vestidos usados por ela anteriormente.


Foto: @prabalgurung Instagram

Mas houve quem manteve o estilo e ainda deu o bom exemplo aos colegas. A Duquesa de Cambridge Kate Midleton atraiu todos os olhares a bordo de um modelo Alexander McQueen branco com dourado usado anteriormente em 2012 em uma viagem oficial à Malásia. Saoirse Ronan usou um "pretinho básico" Gucci confeccionado a partir de cetim que seria descartado. Olivia Colman optou por brincos de diamante rosa desenvolvidos em laboratório invés dos advindos de mineração. E Joaquin Phoenix vem cumprindo a promessa de vestir o mesmo smoking Stella MacCartney em todas as cerimônias do ano.
 
KateBafta.jpg


E teve até quem se redimisse no Oscar  pela gafe cometida no Bafta, como Margot Robbie que desfilou um modelo também Chanel da Coleção de verão de 1994 e Laura Dern, que optou por um longo Armani com decote diferentão feito exclusivamente para ela na década de 1990 para a festa pós-premiação da Vanity Fair
 
Para se ter uma ideia da importância da iniciativa, a empresa norte-americana ThredUp estima que optar por uma peça usada reduz sua pegada de carbono em 82%. Pegada de Carbono é a medida de cálculo da emissão de gases do efeito estufa - que têm efeito direto sobre as mudanças climáticas - na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização, governo e até mesmo uma peça de roupa. Existem vários aplicativos que ajudam a calcular a emissão dos gases de efeito estufa e como compensá-la. Você pode calcular a sua Pegada de Carbono Pessoal, clicando aqui

Juntaram-se a Margot e Laura, Jane Fonda, que repetiu um longo Elie Saab usado em Cannes em 2014 - com o casaco vermelho com o qual foi presa nos protestos #FireDrillFridays como acessório - e Léa Seydoux, que usou um vestido Louis Vuitton de seda orgânica e sandálias de cetim também orgânico, entre outras estrelas conscientes.

Conta pra gente qual(is) look(s) icônico(s) você gostaria de rever nas próximas premiações.

A Carola Giongo é jornalista e repórter do TV Fama da RedeTV!. Sempre busca levar a vida da forma mais sustentável possível. Como jornalista faz pesquisas e cursos sobre o tema. Aqui no ON.TheList escreve sobre a sustentabilidade no dia-a dia, de uma forma leve, prática e possível, pra inspirar a gente a ser mais verde!