Beauty Fashion

PUCPR cria modelo de EPIs para profissionais da saúde  

- Por On.TheList PUCPR cria modelo de EPIs para profissionais da saúde  

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu aventais e toucas para a paramentação das equipes que estão na linha de frente para o tratamento da COVID-19 em Curitiba. Foram doadas mais de 1000 peças para os Hospitais do Grupo Marista, Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat. Para as próximas semanas, o projeto pretende produzir até 8 mil novos itens.   

As peças foram criadas por professores do curso de Design da PUCPR e passaram pela aprovação de profissionais da saúde, que puderam testar a funcionalidade dos novos modelos. 

Nos aventais, nós fizemos um fechamento duplo e com transpasse, para vedar as costas e proteger todo o corpo. Fizemos melhorias também nos punhos, facilitando a retirada segura da paramentação”, explica Taisa Vieira Sena, professora do curso de Design e responsável pelo Lab Fashion, laboratório de moda da Universidade onde foram desenvolvidos os protótipos.  

Nas toucas, a mudança foi no tipo de material usado. Feitas com TNT impermeável, impedem a passagem de secreções ou líquidos. “Nós tivemos a preocupação de procurar uma matéria-prima que fosse mais segura e encontramos o TNT com proteção bacteriostática, ou seja, em contato com esse tipo de tecido, os microrganismos não conseguem se reproduzir”, explica a professora.