Beauty Fashion

Como limpar as escovas de cabelos

- Por On.TheList Como limpar as escovas de cabelos

Todo mundo sabe que lavar e escovar os cabelos é fundamental. Mas muita gente acaba negligenciando a higiene quando se trata de pentes e escovas de cabelo e isso pode ser prejudicial à saúde. Os resíduos que ficam nas cerdas podem provocar danos ao couro cabeludo e favorecer a proliferação de micro-organismos como os ácaros, fungos e bactérias. 

As escovas e pentes acumulam restos de produtos, células mortas, cabelos e até poeira. A falta de higienização pode fazer com que o item não realize a função ou dure menos. Por isso, vale investir na limpeza e na renovação periodicamente. Confira as dicas da Condor para higienizar os diferentes tipos de pentes e escovas e também para saber o momento certo para trocar esses acessórios. 

  1. Para manter a escova limpa, o ideal é retirar com o cabo do pente os fios presos nas cerdas logo após cada escovação. Para o processo de higienização, lave com água corrente e sabão neutro. Caso a sujeira esteja impregnada, a sugestão é deixar de molho na água por 30 minutos e continuar com o processo de lavagem. Deixe a escova secar em um local ventilado. Por último, borrife álcool 70%. Repita o processo a cada quinze dias. 
  2. A secagem com o secador ou em estufa deve ser evitada, pois o calor pode comprometer a qualidade e a função desses produtos. Antes de lavar, preste atenção no tipo de material da escova. As escovas de madeira, por exemplo, podem ser lavadas por inteiro, já que a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade. 
  3. As que possuem o cabo metálico podem ficar de molho por até 15 minutos e também podem ser higienizadas normalmente, porém é preciso enxugá-las com um pano seco na sequência para evitar a oxidação. Já as escovas com base de cerâmica devem ser higienizadas apenas com pano úmido e sabão neutro para evitar o desgaste do material. E as ionizadas e almofadadas não devem ser deixadas de molho. Lave-as com água corrente e seque-as completamente com pano seco. 
  4. A troca deve ser realizada de acordo com as condições dos produtos. Por isso, é importante observar detalhes como as deformações nas cerdas e dentes, por exemplo. Uma escova imperfeita não alinha e nem modela os fios e ainda pode comprometer a estrutura do cabelo. 
  5. As escovas com pontas protetoras devem ter bolinhas em todas as cerdas. Se algumas caírem ao longo dos meses de uso, é o momento de realizar a troca. Essas bolinhas são justamente para proteger o couro cabeludo de ranhuras que podem gerar pequenas lesões. Outra dica é trocar a escova quando a empunhadura estiver solta, já que é preciso que ela esteja fixa para proporcionar um bom agarre na hora de fazer a escovação.
  6. Os pentes devem ser substituídos quando um ou mais dentes estiverem quebrados. Quando não há um bom deslize, os fios são arrancados, deixando-os desalinhados e provocando lesões no couro cabeludo. 
  7. Para aumentar a vida útil desses acessórios, mantenha o secador a uma distância de 3 a 5 cm ao escovar os cabelos. Assim, é possível evitar o derretimento e a deformação das cerdas. 
  8. Vale ainda investir em produtos de qualidade e que proporcionem um maior custo benefício. O ideal são os itens específicos para o seu tipo de cabelo e para a finalidade que deseja. A Condor possui uma grande variedade de escovas e pentes para cabelos. Além de perfeitas para a escovação, as escovas da linha ECO são sustentáveis, produzidas com composto que une materiais sintéticos com madeira reaproveitada. O pente para cabelos Joy, por sua vez, é próprio para desembaraçar os fios secos ou molhados.