Lifestyle

Depressão, a doença do século que já afeta 300 milhões de pessoas

- Por On.TheList Depressão, a doença do século que já afeta 300 milhões de pessoas

O primeiro passo para compreender a depressão é entender que não se trata de tristeza e sim de uma doença. Ela não é uma fase na vida do indivíduo, é um estado patológico.

A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o "Mal do Século”, uma vez que 300 milhões de pessoas sofrem do transtorno no mundo, um aumento de 18% em dez anos. O tratamento é realizado com medicação associada a psicoterapia, porém um número considerável de pacientes não responde a este tipo de tratamento. Para estes casos, um novo medicamento tem sido utilizado, a Ketamina, que recentemente teve sua versão em spray liberada pelo FDA (agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos). 

Sobre a Depressão 

A depressão é uma doença que tem origem no cérebro. As células que o formam são chamadas de neurônios e sua comunicação é feita por neurotransmissores. Ela acontece quando, por qualquer que seja o motivo, estes neurotransmissores são comprometidos e a comunicação entre os neurônios falha. Uma série de fatores pode causar estas alterações, como predisposição genética, personalidade melancólica, estresse, traumas, abuso de substâncias e algumas doenças cerebrais.

Ela inicia com quadros de desânimo, tristeza profunda, alterações no sono e apetite (para mais ou para menos), falta de desejo sexual, perda de interesse e lentidão para realizar tarefas corriqueiras e choro excessivo. Em alguns casos, o paciente apresenta episódios de ansiedade com sudorese, palpitações e tremores. Outros, apresentam ainda dores pelo corpo, intestino preso e até gastrites. “É importante que os familiares e amigos fiquem atentos aos sinais de depressão do paciente, que se não tratadas, podem ter consequências mais graves”, informa o médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Petry.

Dr Luis Fernando Petry 

Tratamento 

Existem algumas possibilidades quanto ao tratamento da depressão. O ideal é que seja prescrito por um psiquiatra que irá orientar se ele deve acontecer de maneira isolada ou combinada.

Ao contrário do que muitos pensam, no tratamento da depressão a medicação tem prioridade. A psicoterapia, atividades terapêuticas e exercícios físicos podem ser usados de maneira complementar ao tratamento medicamentoso.

Porém, apenas cerca de 60 a 70% dos pacientes diagnosticados com depressão respondem ao tratamento convencional com antidepressivos. Os quadros em que não há resposta são chamados de depressão refratária ou resistente.

Há alguns anos, uma substância chamada Ketamina vem sendo estudada e testada em casos de depressão refratária. "Ela age de forma diferente dos medicamentos tradicionais e, por isso, tem uma resposta mais rápida em pacientes com quadro depressivo grave”, explica, Dr. Luiz Fernando Petry.

A medicação tradicional age em dois neorutransmissores, a serotonina e a noradrenalina. Ao ajustar os níveis destas substâncias, a medicação regula o humor do paciente. Já a ketamina (um medicamento utilizado como anestésico, desde 1960), tem ação em outro neurotransmissor relacionado a depressão, o glutamato. Ela bloqueia a ação do glutamato no cérebro e restabelece as conexões entre células que foram comprometidas.

Para efeitos anestésicos, a Ketamina é usada em alta dose, para efeito antidepressivo ela é utilizada em dose reduzida e aplicada por via endovenosa lenta. Os efeitos da Ketamina são observados em poucos dias, por isso, além da depressão refratária ela é indicada para os  casos de depressão grave e ideação suicida.

Em Curitiba, a TrialCare - Evolução em Tratamentos, uma instituição da área da saúde voltada para tratamentos de doenças psiquiátricas, conta com uma Clínica de Infusão de Ketamina, onde está sendo conduzido o tratamento de pacientes com quadros de depressão grave. Para se submeter ao tratamento, o paciente deve passar por avaliação do psiquiatra responsável pela clínica ou ter indicação médica. Após a avaliação, é iniciado o protocolo de tratamento, que no primeiro mês tem duração de 5 a 7 dias.

 

Para mais informações:

 

Clínica de Infusão de Ketamina da TrialCare - Tratamento de Depressão em Curitiba

Psiquiatra responsável: Dr. Luis Fernando Petry

Contato: [email protected] | 41.99206-1583