É muito comum que as pessoas bebam menos água no inverno, pois quando está frio, sentimos menos sensação de sede e até uma certa preguiça de ingerir líquidos frios. Mas manter a ingestão de água em ordem é fundamental em dias de temperatura mais baixa, pois mesmo suando menos, o organismo gasta mais energia para realizar atividades simples, como andar, trabalhar, dormir e até respirar.
Segundo a nutricionista da Paraná Clinicas, Fernanda Gularte, no frio, as pessoas diminuem a intensidade das suas atividades e acabam não sentindo tanta sede como no verão. “A necessidade de tomar água vem quando estamos com calor, devido às temperaturas mais altas ou com a realização de atividades físicas. Como no frio nosso ritmo fica mais lento, esquecemos de tomar água. Tem pessoas que só lembram da água quando percebem o odor forte da urina ou ela mais escura, que são os sinais clássicos de pouco consumo”, completa.
Muitas pessoas acreditam que a ingestão de chás e outras bebidas quentes podem substituir a água. Fernanda explica que alternar água e chá é uma ótima opção, porém o uso em excesso não é indicado. “Quem não tem o hábito de tomar água, o chá pode ser uma alternativa para complementar o líquido do dia, principalmente no inverno para aquecer o corpo. Mas é preciso dosar! O ideal é consumir 70% da quantidade de líquido do dia em água e 30% em chá”, afirma.
Além dos cuidados com a hidratação do corpo, é preciso preocupar-se também com a qualidade da água que está sendo consumida. Segundo Marcelo Marques, CEO da Águas Ouro Fino, a água mineral pode trazer muito mais benefícios para o corpo, além de ser um dos alimentos mais seguros e controlados do mercado. “A constante reposição de líquidos é fundamental para o corpo, uma vez que o organismo precisa tanto da água como da composição mineral nela existente. Os minerais encontrados na água mineral Ouro Fino, como o magnésio, o cálcio e potássio são todos naturais. Além disso, possui baixíssimo teor de sódio e o pH ideal para o bom funcionamento do organismo”, afirma Marques.
Hidratação fortalece o organismo
Com a chegada do novo coronavírus ao país, muitas pessoas passaram e se preocupar mais com a saúde. O fortalecimento da imunidade ajuda no enfrentamento ao vírus e, por isso, beber água é fundamental. A especialista também ressalta que todas as reações do organismo dependem de água para acontecer. “Se você não tem água suficiente e disponível na célula, como ela vai funcionar 100%? Precisamos de água para o transporte dos nutrientes até seus locais próprios de absorção e para o transporte de oxigênio. Quando as células estão hidratadas e os nutrientes chegando até elas, é possível combater melhor as infecções causadas por vírus e bactérias”, ressalta Fernanda.
Vários estudos também relatam que a desidratação no inverno tende a ser mais grave que nas demais épocas do ano, uma vez que o ar fica mais seco, complicando casos como dificuldades respiratórias, a problemas nos rins, dentre outros. “A hidratação mantém a temperatura corporal, facilita a eliminação de toxinas do organismo, lubrifica articulações e melhora a disposição e fadiga mental, além de estimular o metabolismo”, completa a nutricionista.
Dicas para consumir mais água
Aplicativos
Uma boa dica pra consumir mais água é investir em aplicativos de celular que te lembrem de beber um copo de água e ainda calculem sua média diária de ingestão de líquidos. Boas opções são:
- Beba Água - Water Drink Reminder: simples e prático faz lembretes para beber água e contabiliza a quantidade copos dia.
- Beber Água: oferece lembretes e baseado no seu peso estima quanto de líquido você deve ingerir por dia. É pago no IOS.
- Aqualert: gratuito e disponível para o Android e o IOS, oferece relatórios e informa até mesmo se você bebeu mais água do que precisava em um dia.
Águas saborizadas
Para Fernanda Gularte, uma estratégia para aumentar o consumo de água é compreender a importância dela para o corpo. Além da água mineral natural, os chás e águas saborizadas garantem o consumo ideal no dia e funcionam como um estímulo para alguns, como a água gelada, por exemplo.
“A água acrescida de sabor natural de frutas, flores ou especiarias, caracteriza uma água saborizada e pode ser uma opção para aumentar o consumo. As pessoas dizem que não gostam de água pois não tem sabor, portanto vamos dar sabor a elas”, recomenda a especialista. Confira algumas opções:
- Água de maçã com canela: Fatias de maçã com casca e canela em pau
- Água de abacaxi com hortelã: Fatias de abacaxi ou abacaxi em Cubos com folhas de hortelã levemente amassadas
- Água com limão: limão siciliano ou limão Taiti, cortados em rodelas finas, cravo e canela
- Água detox: Rodelas de limão siciliano ou limão Taiti, rodelas de pepino, rodelas de gengibre ou gengibre ralado, e folhas de manjericão levemente amassadas. Pode espremer um pouco de suco do limão
- Água de morango e manjericão: Morangos (podem ser cortados ou deixar com as folhinhas), e folhas de manjericão levemente amassadas
- Água termogênica: canela, gengibre e rodelas de laranja