A maioria dos desodorantes contém substâncias como sais de alumínio e parabenos, mas existem alguns estudos que estão avaliando os efeitos negativos desses componentes no nosso organismo.
“O odor corporal é resultado da mistura de bactérias da pele com o suor. Os antitranspirantes inibem essa função do corpo utilizando diversos ingredientes ativos”, explica a médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica Karla Lessa. “Ao entrar em contato com a pele, os sais de alumínio se dissolvem e se transformam em um gel. Ele atua como uma película protetora na superfície, controlando a liberação do suor ao longo do dia.”
Nesse contexto, o desodorante sem alumínios e parabenos se apresentam como uma boa alternativa para evitar o contato com itens que, em excesso, podem ser nocivos para a pele.
“Os desodorantes livres de alumínio e parabenos também levam em sua composição ativos antissépticos, que têm ação antimicrobiana e controlam as bactérias responsáveis pelo cheiro das axilas. Um exemplo é o bicarbonato de sódio. Porém, eles não reduzem a produção de suor”, pontua.
De qualquer forma, a médica garante que não é preciso ter medo de transpirar, pois é um mecanismo natural e saudável para regular a temperatura interna do organismo.
“A transpiração ocorre por meio da ação das milhares de glândulas sudoríparas espalhadas pela derme. Uma das principais funções é regular a temperatura, mantendo-a por volta de 36,5°C”, destaca.
Ela ensina como fazer um desodorante sem alumínio e sem parabenos:
Ingredientes
1 frasco de leite de magnésia
1 frasco para colocar o produto
4 gotas de óleo essencial
Como fazer:
Dentro do leite, coloque quatro gotas do óleo essencial. Misture os ingredientes, coloque no frasco e está pronto.
Rendimento 2 frascos do tipo roll-on