Kids

Ninho de bebê: quais as utilidades dessa peça do enxoval

- Por On.TheList Ninho de bebê: quais as utilidades dessa peça do enxoval

A teoria da exterogestação, criada pelo antropólogo inglês Ashley Montagu, baseia-se no conceito de que o bebê continua sendo “gestado” fora do útero da mãe por 100 dias após o nascimento – o chamado quarto trimestre. Esse período, segundo a teoria, requer atenção dos pais para que o bebê consiga fazer a transição entre o ambiente intrauterino e o mundo externo de forma natural. 

Durante essa fase, é recomendado que a criança receba cuidados que simulem a vida dentro do útero, para que o desenvolvimento possa ocorrer de forma tranquila. Um dos elementos aliados da exterogestação é o ninho de bebê, um objeto que atua como um redutor de berço e serve como uma barreira de proteção, auxiliando no acolhimento durante o sono dos que acabaram de chegar ao mundo. 

Apesar de ser utilizado principalmente em recém-nascidos, o ninho também pode ser um meio para aconchegar bebês mais velhos e pode ter mil e uma utilidades, indo de um acessório para a noite até um berço portátil em viagens.

O que é um ninho de bebê?

O ninho de bebê funciona como uma pequena cama que envolve a criança. O objeto – também conhecido como moisés – e geralmente é confeccionado com tecidos de 100% algodão. Os ninhos são acessórios que permitem uma melhor acomodação das crianças, oferecendo apoio e contribuindo para que pernas, pescoço e quadris fiquem na posição correta. 

Funcionalidades do ninho de bebê 

Além de serem úteis para proteger e aconchegar o bebê durante o sono, os ninhos de bebê também oferecem outras utilidades no dia a dia. Por serem itens que proporcionam proteção nas laterais, podem ser usados tanto dentro do berço, quanto na cama, no sofá e até no chão. 

Mantém o bebê perto do responsável 

O ninho de bebê ajuda a manter a criança confortável em outros locais, enquanto os pais cuidam dos afazeres da casa. Como pode ser transportado e montado em outros espaços fora do berço, o objeto garante que os bebês permaneçam protegidos e perto dos responsáveis durante todas as tarefas do dia a dia. 

O bebê fica protegido em dias de passeio

Os ninhos de bebê também podem fazer parte dos passeios em família. É possível colocar o ninho dentro do carrinho de bebê e transportá-lo. Além disso, como alguns modelos possuem alças, a mobilidade do objeto se torna ainda mais fácil. Os que contam com mosquiteiro ajudam a garantir o conforto e a proteção contra insetos durante os passeios ao ar livre. 

Serve de berço em viagens

Uma vantagem dos ninhos de bebê é a possibilidade de serem usados como berços em viagens. Outro fator que favorece essa funcionalidade é a garantia de uma rotina de sono para o bebê, uma vez que a criança já estará familiarizada com o objeto e tende a não estranhar ao dormir em outros locais. 

Foto: @babyenxoval/Reprodução/Instagram