O consumo dos brasileiros no ano que começou com lockdown e terminou com a flexibilização da pandemia mostrou que alguns hábitos e comportamentos tornaram-se essenciais. É o que indica o levantamento do Mercado Livre que apontou que os produtos mais consumidos na plataforma em 2021 foram itens de supermercados, como leite condensado e cerveja.
A categoria também se destaca na venda de produtos mês a mês em itens como bolachas de chocolate, azeite e café moído.
“O e-commerce já entrou de vez na rotina dos brasileiros. A busca por conveniência resultou no aumento da experimentação. As pessoas perceberam que não precisam sair de casa para resolver tarefas. Observamos esse comportamento no aumento nas vendas chamadas de ocasiões, como supermercado e itens para casa, uma vertical que teve 300% de crescimento, apenas na Black Friday em 2021”, ressaltou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Durante o ano, o crescimento exponencial do comércio eletrônico levou o Mercado Livre a ultrapassar 66 milhões de compradores e 17 milhões de vendedores na América Latina.
Veja os produtos mais adquiridos no Mercado Livre pelos brasileiros em 2021:
Janeiro - máscaras descartáveis 50u. | leite condensado
Fevereiro - HD | Leite condensado
Março - Oxímetro de pulso | HD
Abril - Leite condensado | Cerveja
Maio - Leite condensado | Bolacha de chocolate
Junho - Cerveja | Máscara N95
Julho - Cerveja | Detergente líquido
Agosto - Cerveja | Leite condensado
Setembro - Bolacha de chocolate | MOP
Outubro - Máscara N95 | Leite Condensado
Novembro - Leite Condensado | Café moído
Dezembro - Azeite | Leite Condensado
Quais foram os produtos mais vendidos na América Latina?
O relatório indicou que a busca por itens de proteção contra o Coronavírus também liderou as vendas em vários países da América Latina, como Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai. Entre os destaques estão as caixas de 50 protetores de queixo descartáveis e as máscaras N95.
Da mesma forma, o levantamento mostra um aumento nas vendas de produtos e alimentos de consumo massivo, como o óleo vegetal no México. Além disso, a categoria de tecnologia também se destacou entre os mais consumidos do site no Chile e na Colômbia, onde se destacaram celulares e led, seguida pela categoria construção, uma das mais populares do Peru e do Uruguai, nos quais tijolos e revestimentos adesivos de parede foram alguns dos itens mais escolhidos.