Travel

Dicas para arrumar suas malas de viagem

- Por Marcos Slaviero Dicas para arrumar suas malas de viagem

 

Nem todo mundo sabe arrumar uma mala de viagem eficiente né? Aqui no ON.TheList só o Felps sabe viajar com menos coisas. Sandra e Marcos sempre exageram. Saber montar uma mala inteligente só vai trazer benefícios em uma viagem, que vai ficar muito mais prática, com mais tempo para curtir cada momento. 

Para ajudar a montar uma boa mala, convidamos a personal Stylist Fernanda Marochi, que montou um post com dicas ótimas para a bagagem ideal! 

Malas de viagem: como montar  

A organização das malas é tema frequente de conversa com minhas clientes. A dificuldade é quase sempre a mesma: levar mais roupas e calçados do que o necessário.  

Outro fator importante é que as bagagens diminuíram de peso e as taxas sobre elas aumentaram. 

Assim venho percebendo a vontade cada vez maior de editar melhor as bagagens. 

Como também viajo bastante e trabalho com isso, acabei pensando um modo para montar as malas em duas etapas: planejamento e composição. 

Pode parecer trabalhoso, mas garanto que, a tranquilidade que você vai experimentar durante a viagem, compensa!  

Planejamento: 

Uma mala eficiente começa com um bom planejamento. Essa etapa é pré-mala e pode ser anotada em um caderninho ou no computador: 

  • Busque informações sobre o destino, qual a temperatura média da época em que você estará lá, se existe alguma regra específica para as roupas usadas em público ou empontos turísticos, por exemplo.  
  • Pense os meios de transportes da viagem (quantidade de malas x pesos x modelos). Porque existe uma diferença grande entre viajar para um único destino - em que você chega e volta para o aeroporto de transfer - e uma viagem em que você depende de vários meios de transporte como trem, carro, voos internos low-cost e opta por usar metrô/ônibus para chegar ao hotel, por exemplo.  
  • Liste ocasiões/ eventos que acontecerão durante a viagem.Você pode estar viajando de férias, mas ter um compromisso profissional, um casamento ou uma ópera programada ao longo da viagem e isso demanda um traje especial. 
  • Liste o número de dias e noites no destino X quantidade de looks necessários. Aqui é hora de pensar que se você fica 10 dias em um destino e tem 2 ocasiões formais à noite, significa que você precisará, por exemplo, de 10 looks + 2 looks formais + as roupas de ida e volta (o que eu costumo chamar de roupa de aeroporto). Leve em consideração, nessa conta, quantas roupas você costuma trocar ao longo de um dia de viagem!  
  • Crie um checklist de itens essenciais. Uma coisa que costuma economizar tempo - e assim sobra mais para montar as combinações de looks - é criar uma lista de tudo o que você precisa levar, em toda viagem, como medicamentos, carregadores, documentos,  Além do checklist, eu gosto de ter algumas coisas, que viajam sempre comigo, separadas em uma gaveta (chapéu de chuva, kit costura, documentos e outras coisinhas). Isso te ajuda a não esquecer de itens essenciais e economizar energia a cada vez que viaja.  

Composição: 

Essa é a etapa em que, já munida de temperaturas, ocasiões e números, você parte para a seleção das peças que entram na mala!  

Eu recomendo fazer isso com uma semana de antecedência. Dessa maneira, você consegue ver se as roupas precisam de reparos, lavagem ou se há necessidade de comprar algum item que falta. 

  • Estabeleça uma cartela de cores, de preferência, com tons mais neutros.Essa dica é fundamental para que você consiga combinar as peças e acessórios entre si. Escolha de 4 a 5 cores, por exemplo: branco, preto, cinza, azul e lilás. 
  • Escolha, no máximo, 2 estampas(com cores da cartela estabelecida). Se você gostar de estampas, escolha duas que combinem entre si. Uma ideia é uma estampa geométrica e uma floral. 
  • Faça a conta de quantas peças você precisa levar. Aqui, vai depender de quantas vezes vocêconsegue repetir uma mesma peça ao longo da viagem. 
  1. Partes de baixo:divida o número de dias de viagem pelo número de vezes que você vai repetir a peça. Por exemplo 21 dias de viagem/ 3 = 7 partes de baixo. Significa que você repetirá 3 vezes cada parte de baixo ao longo da viagem. Se você puder lavar roupas, durante a sua estadia no destino, esse número de repetições pode aumentar e o número de peças diminuir.  
  2. Partes de cima:o plano é o mesmo, dividir o número de dias da viagem, pela quantia de vezes que você consegue repetir cada peça. 
  3. Costumo deixar vestidosfora dessa conta. Geralmente levo dois vestidos para mais de 10 dias de viagem (e escolho modelos que possam ser usados também como “saias”). 
  4. Quanto aos casacos, dois a três dependendo da quantidade de dias e do clima.
  5. Para mais de uma semana, três calçados diferentes entre si e duas bolsas (uma grande e uma pequena) são suficientes!
  6. Acessórios como colares e echarpes são leves e podem ajudar a modificar os looks. Mas não exagere na quantidade! 
  • Selecione as peças. Priorize as mais básicas, que sejam versáteis e combinem entre si. É claro que você poderá levar peças impactantes, mas lembre-se que a ideia de uma mala eficiente é levar menos peças e repetir bastante. Evite, também, levar modelos repetidos. Por exemplo, três calças jeans. 
  • Monte e prove os looks. Aqui você testa todas as combinações, vê se as peças estão servindo e, com calma, pode criar composições mais interessantes, o que muitas vezes não acontece na agitação de uma viagem. 
  • Fotografe as combinações. Assim você só precisará abrir o arquivo de fotos, toda manhã, e escolher o look que quer vestir. 
  • Liste todas as peças que entraram na mala. Confira, na volta, o que sobrou e o que faltou, assim você poderá ter uma ideia de que quantidades e peças tornam a sua mala eficiente. 

 

Espero que esse roteiro possa te auxiliar na próxima viagem! Quem tiver alguma dúvida pode me charmar no Instagram: @fermarochi_personalstylist

 

 

Fernanda Marochi 

Personal Stylist. Formada em Design de Moda, já atuou como stylist, professora das disciplinas História da Moda e Produção de Moda e - por ser apaixonada por arte -também teve uma galeria online! 
Contato: 41. 99911 9140