Mesclando sua vivência com as culturas ancestrais africanas adquiridas durante uma viagem à Bahia com o modelo cartesiano de trabalho que sempre adotou em suas produções, Ivan Grilo, artista representado pela SIM Galeria, apresenta Quando cai o céu, sua nova mostra individual.
Em cartaz a partir do dia 20 de setembro no CCSP – Centro Cultural de São Paulo, a exposição tem curadoria de Bernardo Mosqueira e apresenta 13 conjuntos de trabalhos, entre fotografias e instalações. Estudando os arquivos do Centro Cultural São Paulo, Grilo encontrou documentos de uma rica pesquisa idealizada em 1938 por Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo. Não fosse a chegada de Prestes Maia ao governo municipal, a expedição se concluiria e o levantamento inicial proposto não teria parando em Pernambuco, mas alcançando o culturalmente rico estado da Bahia.
Com a proposta de dar continuidade à pesquisa e focar naquilo que deixou de ser registrado pela equipe do escritor, o artista buscou mapear as origens da cultura popular brasileira. “Nosso interesse é a crítica social e as narrativas: mais especificamente, somos encantados pela relação entre resistência e história oral. Os trabalhos de Ivan expandem, preenchem e iluminam a interseção entre o rigor conceitual, a crítica social e a criação (ou tradução) de narrativas poéticas. Não há nada nessa montagem que não tenha razão de ser”, explica o curador.
Serviço:
Exposição Quando cai o céu, de Ivan Grilo
Data: de 21 de setembro a 07 de dezembro de 2014.
Local: Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 100 – Paraíso, São Paulo – SP
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada Franca
Telefone: (11) 3397-4002