Cult

Literatura paranaense na Gazeta do Povo

- Por Marcos Slaviero Literatura paranaense na Gazeta do Povo

A arte literária do Estado inicia um novo capítulo de sua divulgação, com um projeto grandioso e inédito materializado com a distribuição do primeiro título da Coleção Gazeta do Povo – Literatura Paranaense, que começou na sexta-feira, dia 7 de novembro.

Uma cuidadosa curadoria identificou seis talentos da palavra escrita no Paraná que certamente irão enriquecer as estantes dos leitores com cultura e entretenimento: Miguel Sanches Neto (Linhas Órfãs), Manoel Carlos Karam (Jornal da guerra contra os taedos), Domingos Pellegrini (Pequenices), Paulo Leminski (Ensaios e anseios crípticos), Roberto Gomes (Alegres memórias de um cadáver) e Helena Kolody (Infinita Sinfonia). As obras serão distribuídas como encarte do jornal, sempre às sextas-feiras, até o dia 12 de dezembro, sem qualquer custo para assinantes e leitores da Gazeta do Povo. 

la_inventa_literatura_pr_digital 2

Uma promoção do jornal Gazeta do Povo e coordenado pela Editora Inventa, este projeto teve sua realização possível por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. Patrocinado pela CAIXA e Instituto Joel Malucelli, o projeto conta com apoio do Grupo Positivo. Coube à Editora Inventa o projeto gráfico e diagramação dos livros, enquanto que o estúdio de design D-lab assina as ilustrações dos autores que estampam as capas e a Posigraf é a responsável pela impressão e acabamento dos livros.  Nunca antes foram reunidas grandes obras paranaenses numa única coleção.

Nunca a literatura contemporânea do Paraná foi ofertada e disponibilizada, por meio de um projeto, para um público em larga escala. Com uma tiragem de 420 mil exemplares – 70 mil de cada título – estima-se que o projeto atingirá diretamente mais de 2,5 milhões de leitores, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. Mais da metade dos exemplares serão distribuídos com o jornal Gazeta do Povo os demais livros serão encaminhados para a rede pública e privada de ensino, além de importantes pontos de leitura e espaços culturais como Faróis do Saber, Tubotecas e Casas de Leitura, através das parceiras firmadas com Governo do Estado do Paraná, Secretarias da Educação e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR).

O projeto vai contar ainda com o Manual do Professor, um volume especial que fornecerá indicações bibliográficas dos autores, formas de abordagem dos livros e o contexto de cada título dentro da produção literária paranaense e cenário nacional. O Manual do Professor será distribuído para mais de 90 mil professores das redes pública e particular.

 gazeta

Cronograma de Distribuição (como encarte do jornal Gazeta do Povo)

07/11 - Linhas órfãs, de Miguel Sanches Neto 

14/11 - Jornal da guerra contra os taedos, de Manoel Carlos Karam 

21/11 – Pequenices, de Domingos Pellegrini

28/11 - Ensaios e anseios crípticos, de Paulo Leminski 

05/12 - Alegres memórias de um cadáver, de Roberto Gomes

12/12 - Infinita sinfonia, de Helena Kolody