Cult
Os jovens artistas plásticos André Mendes, Fernando Franciosi e Juan Parada foram selecionados para participar de uma coletiva na Hof Art Space em Bangkok, na Tailândia.
Na exposição colaborativa Tropikos, que conta com o apoio da embaixada do Brasil na Tailândia, eles se unem a três artistas Tailandeses (Chalit Nakpawan, Torlarp Larpjaroensook e Jackkrit Anatakul) para mostrar que técnicas e culturas diferentes podem ser permeadas por um mesmo ideal e estilo: o de viver a arte em toda sua poética. A mostra é um intercâmbio cultural e acontece de 24 de janeiro a 28 de fevereiro.
Para a logística envolvida na produção, três grupos foram montados. Assim, as diferenças e também as semelhanças existentes foram equilibradas. Em duplas, sempre unindo um Brasileiro e um Tailandês, um universo paralelo foi criado no qual as barreiras territoriais não existem. Mendes e Anatakul mostram por meio das cores a ousadia e a estética tropical de maneira dinâmica.
Parada e Nakpawan, enraizados na natureza, deixam fluir a modernidade e as forças elementais. Já Franciosi e Larpjaroensook contemplam a busca pela evolução do modernismo conceitual dos trópicos por meio de um design minimalista e padrões da mentalidade tropical.
Toda a atmosfera criada pelos artistas em Hof Art Space busca mostrar um novo mundo e uma cultura unificada, que, segundo eles, trata-se dos novos “Tropikos”. Naturais de Curitiba, André Mendes, Fernando Franciosi e Juan Parada desenvolvem ativamente o seu trabalho no circuito nacional e internacional há dez anos, tanto individualmente quanto em pesquisas coletivas.
Mais informações em: <http://www.hof-artbangkok.com/>
www.hof-artbangkok.com/ ou pela página no facebook HOF Art Space.
Para conhecer melhor a obra de cada um dos artistas curitibanos acesse: www.andremendes.art.br, www.fernandofranciosi.tumblr.com e www.juanparada.wordpress.com.