Cult

Um novo olhar sobre Curitiba

- Por Marcos Slaviero Um novo olhar sobre Curitiba

Conhecer Curitiba pelo olhar de um artista espanhol é o que propõe a exposição  Desconstrução da Paisagem, de Isidro Blasco, que pode ser conferida no Museu Municipal de Arte de Curitiba, o  MuMA, até o dia 1º de fevereiro.

Com curadoria da mestre em poéticas visuais Denise Gadelha, a mostra é composta por uma instalação artística de 26 metros de extensão. São fotografias e vídeos que retratam a capital paranaense e proporcionam ao visitante uma outra percepção sobre a própria cidade.

Isidro_Blasco (3)

Influenciado por sua formação em artes e arquitetura, o artista espanhol - que desde 1996 vive e trabalha em Nova York - é conhecido por criar estruturas tridimensionais a partir do encadeamento de imagens planas. “Seu trabalho parte de uma relação intuitiva com os lugares, quando o artista percorre habitats urbanos fotografando o que mais lhe desperta a atenção. Produz vasta quantidade de fotos, algumas muito parecidas entre si, a fim de esquadrinhar as variações de pontos de vista. Posteriormente, em seu atelier, refaz a paisagem, fragmentando para reconstruir. Modulando formas que multiplicam ecos do cenário que lhe inspirou”, explica a curadora.

“O artista passou 10 dias fotografando skylines em Curitiba e o resultado é surpreendente. Sua produção em solo nacional promete não parar por aí”, revela Guilherme Simões de Assis, diretor da SIM Galeria. Desconstrução da Paisagem tem apoio do Fundo Municipal de Cultura.

 

Desconstrução da Paisagem-Exposição de Isidro Blasco    

Curadoria: Denise Gadelha                                  

Local:  Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA) – Sala Célia Neves Lazzarotto

Av. República Argentina, 3430 – Portão – Curitiba (PR)

Período: até 1º de fevereiro de 2015

Horário para visitação: de terça a domingo, das 10h às 19h