Embora o chocolate seja tão típico da Páscoa, é o bacalhau que continua reinando absoluto nas mesas nesta época, especialmente na sexta-feira santa. Tradição entre os cristãos, o costume de consumir o peixe na Páscoa e no Natal veio para o Brasil com a vinda da família real portuguesa para o país. O chef português Paulo Cordeiro, da Doce Fado, ensina uma receita do Bacalhau com Broa de Milho, pão típico da culinária portuguesa que é encontrado somente na Doce Fado, uma vez que a broa de milho da culinária brasileira é diferente, mais “fofa”.
A doçaria portuguesa possui os doces como carro chefe, mas também oferece salgados e pães, e aceita encomendas até o próximo dia 25 de março especialmente para a Páscoa da receita do Bacalhau com Natas, que foi um sucesso na última edição do Alto Juvevê Gastronomia. E o chef Paulo avisa que “estamos de olho no bacalhau pela época, é claro, mas teremos novidades nos doces portugueses da Doce Fado também”.
Saiba mais da tradição do bacalhau em: http://www.bacalhau.com.br/historia.htm
Perfil do Chef:
Paulo Cordeiro é o chef português e sócio da Doce Fado da família Cordeiro da cidade de Alcobaça em Portugal, um dos berços da doçaria portuguesa. Desde sua infância, começou a aprender com o pai os segredos da melhor padaria e doçaria portuguesa e hoje, com mais de 20 anos de experiência, Paulo é o responsável pela produção da Doce Fado no Brasil.
INGREDIENTES
2 postas de lombo de bacalhau previamente demolhadas
10 batatas pequenas
Azeite a gosto
4 folhas de louro
8 dentes de alho
4 folhas de couve manteiga cortadas grosseiramente
Sal e pimenta
1 Broa de Milho Doce Fado
4 azeitonas pretas
MODO DE PREPARO
Seque os lombos de bacalhau (em papel toalha ou num pano), esmague 4 dentes de alho com a casca, junte as folhas de louro e coloque tudo dentro de um saco com 250ml de azeite. Lacre o saco e coloque dentro de uma panela com água a 60ºC durante 30 minutos.
Cozinhe as batatas com casca, e depois de cozidas passe-as pelo forno por cerca de 15 minutos. Enrole uma a uma num pano e dê um leve murro.
Cozinhe um pouco a couve e refogue com azeite e um dente de alho numa frigideira à parte.
Corte a broa ao meio e retire todo o miolo, desfaça numa farofa, leve-a ao fogo numa frigideira com um pouco de azeite e um dente de alho picado, até alourar.
Comece então a montar a travessa: coloque na base de um prato/travessa de servir que possa ir ao forno as batatas cobrindo todo o fundo. Por cima, coloque o bacalhau desfiado (não esqueça de retirar o louro) e tempere com pimenta a gosto. Cubra tudo com uma boa camada de couve e finalmente a farofa feita com a broa de milho.
Regue com um fio de azeite e leve ao forno quente (200ºC) até a camada da broa estar bem dourada. Apresente o prato com as azeitonas no topo para decoração, e bom apetite!
Sobre a Doce Fado
A Doce Fado é uma padaria e doçaria tradicional portuguesa que traz um pouco da cultura do país para o Mercado Municipal de Curitiba (PR). A empresa é resultado da união das famílias Cordeiro e Galvão (tradicionais no segmento em Portugal) à família Romanelli - atuante na área de indústria de alimentos no Brasil há mais de 60 anos. O cardápio da Doce Fado é variado, composto por mais de 30 opções entre doces, salgados e pães, destacando-se o pastel de Belém e o pastel de Santa Clara, além de produtos portugueses importados, como vinhos, azeites e licores. Para manter a tradição e o sabor original das receitas, os ingredientes são todos portugueses e a cozinha é comandada pelo sócio e chef português, Paulo Cordeiro, que elabora todos os produtos de forma artesanal.
Serviços
Doce Fado
Mercado Municipal – Curitiba (PR)
Av. Sete de Setembro, 865 - Box 55
Telefone: (41) 9663-6580
Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado das 8h30 às 18h e domingo das 9h às 13h
Shopping Pátio Batel
Avenida do Batel, 1.868 – 3º piso
Telefone: (41) 3020-3424
Horário de Funcionamento: segunda-feira a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 14h às 20h