Cruzeiros – como aproveitar sua viagem da melhor forma
- Por Marcos Slaviero
Eu amo navios! Já embarquei em 28 cruzeiros ao longo dos meus 30 anos. Por isso muita gente me pede dicas quando resolve fazer uma viagem destas. Então nada melhor do que compartilhar com vocês algumas informações que podem fazer sua estadia em alto-mar muito mais incrível!
Para começar, se pretende ser um habitué deste tipo de viagem, vale fazer um cartão-fidelidade da companhia de cruzeiros. Nele você acumula pontos e ganha boas vantagens, como cortesias e upgrade de cabines.
1- Quando ir
Se seu cruzeiro tem como trajeto a costa brasileira, priorize o período entre novembro e fevereiro. Você vai aproveitar muito mais no verão. Cruzeiros internacionais são melhores entre maio e agosto e evite setembro e outubro, por causa do risco de furacões. As passagens podem ser até mais baratas, mas você corre o risco de não embarcar.
2- Documentos
Funciona como em qualquer viagem, mas não custa lembrar. Nos cruzeiros nacionais, a identidade é suficiente, já para fora do país, é obrigatório o passaporte válido por pelo menos seis meses e o visto caso seja exigido por algum país de destino.
3- Malas
Não esqueça que todo navio tem uma programação, por isso, além de trajes de banho e roupas frescas, verifique o dress code dos jantares formais e dos shows. Não coloque na mala: ferro de passar roupa e bebidas alcoólicas, itens extremamente proibidos. É sempre bom levar uma mala de mão com uma roupa, trajes de banho e nécessaire. As suas bagagens podem ser entregues mais tarde e com certeza você não vai querer perder um dia por causa disso.
4- Cartão de crédito
Na entrada cadastre um cartão de crédito com bom limite, assim o que você consumir a bordo vai cair direto no cartão e você vai evitar filas pavorosas que se formam na hora de pagar para desembarcar. Não esqueça, é claro, de conferir o extrato de consumo, que você vai receber no último dia de viagem.
5- Extras
É possível que você queira participar de shows e jantares que não estão inclusos no pacote. Muitos não são caros e valem a pena. Então quando embarcar confira todos os eventos disponíveis e reserve, senão corre o risco de ficar de fora.
7- Bebidas
Os pacotes de bebidas oferecidos, com alcoólicos e não alcoólicos serão rapidamente oferecidos. As bebidas são caras a bordo, por isso veja o que está acostumado a beber mais e contrate sim um pacote compatível com seus hábitos. Provavelmente você vai economizar e não passar vontade.
8- Celular
Desligue o roam do celular para evitar um susto na hora de receber a conta! Fica super caro! Não quer ficar sem internet? Compre um pacote de dados no navio e use somente para emergências. O wi-fi a bordo, além de não ser incrível, é caríssimo. A melhor dica é conforme-se, assuma que está de férias!
9- Compras
Evite comprar tudo o que quer nos primeiros dias. No último dia, geralmente, acontece uma super liquidação de joias, perfumes, cosméticos, relógios...
10- Gorjetas
É comum que os próprios restaurantes sugiram o valor ideal da gorjeta para garçons e camareiras. Mas não esqueça que é super importante valorizá-los! São muito atenciosos, trabalham full time e se esmeram para que sua viagem seja fantástica. Não economize com eles!
Gravamos um programa em um cruzeiro! Confira aqui!