O título da nova exposição do artista plástico carioca Rodrigo Torres bem sugere a experiência que as obras vão provocar no público.Trompe-l'oeil entra em cartaz neste sábado, dia 9 de maio na SIM Galeria, em Curitiba.
São cerca de 30 obras que propõem dar início a construção de lugares fictícios através da manipulação de objetos do cotidiano. A ideia não é narrar uma história, mas sugerir uma narrativa, a criação de um possível lugar a partir de diferentes objetos. Trompe-l’oeil gira em torno da antiga técnica artística de pintura, que ao 'pé da letra' significa engana o olho. Essa técnica cria uma ilusão óptica para apresentar formas que não existem de verdade, por meio de truques de perspectiva.
Na exposição, objetos do cotidiano como vassoura, balde, extensão elétrica e até mesmo uma caixa de fósforo, que não costumam ser dignos de muita atenção, formam a base do pensamento das obras assinadas por Rodrigo Torres. "Os objetos em questão, não demandam olhares atentos. Dificilmente alguém vai se dar ao trabalho de olhar atentamente, por um minuto, para uma vassoura. Nós percebemos que ela está ali, que cumpre sua função e isso basta", avalia o artista, cuja formação é em pintura e o interesse inicial pela Arte teve como foco os pintores. Quase todas as obras da exposição foram criadas em 2015, e apenas uma delas, no ano 2014.
Uma das obras se chamaEsquecidos, onde o artista cria relações de invisibilidade ao trabalhar com giz pastel e lápis de cor sobre placas de vidro jateado.
Serviço:
Trompe-l'oeil - exposição individual do artista plástico Rodrigo Torres
Onde: SIM Galeria (Alameda Presidente Taunay, 130 A - Batel - Curitiba, PR)
Quando: de 09 de maio a 06 de junho de 2015
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h
Informações: (41) 3322-1818
www.simgaleria.com