Frio, chuva e a umidade do inverno curitibano não fazem nada bem para nossas roupas não é? Quem nunca achou um casaco mofado ou com muito cheiro de guardado no armário?
Nessa época elas costumam demorar dias para secar e podem até ficar com um cheiro ruim. Para cuidar das roupas durante a estação mais fria do ano e mantê-las sempre em bom estado, a proprietária da rede de lavanderias premium Lavasecco Franchising, Maria Alzira Linares, separou algumas dicas. Confira:
Lã, couro e camurça -
Os casacos de couro liso e camurça devem ser lavados no mínimo uma vez por ano em uma lavanderia especializada para que passem pelos processos de higienização e hidratação adequada, prolongando a vida útil da peça. Essas roupas devem ser armazenadas em embalagens de TNT de cor escura ai quais permitem a ventilação do tecido e as protegem da incidência de luz. “Casacos de couro devem ser pendurados em cabides largos, para evitar que fiquem deformados e marcados das pontas dos cabides”, explica Maria Alzira. A lã, por ser uma fibra natural, requer cuidados para não criar bactérias e mofos. Por isso, antes de guardar, o ideal é lavar cada peça, preferencialmente a seco, em lavanderia especializada para evitar o encolhimento. Uma dica importante: as roupas de lã lavadas em casa não devem ser centrifugadas, devem ser comprimidas manualmente com o auxílio de uma toalha.
Cachecóis -
Geralmente os cachecóis são peças de lã que devem ter os cuidados específicos do tecido. É recomendável guardá-los na gaveta em forma de rolinhos para não deformá-los.
Edredons e cobertores -
Recomenda-se lavar os edredons e cobertores antes de guardar, pois as peças guardadas com resíduos de sujeira, perfume e suor, ficam sujeitas ao ataque dos fungos, favorecendo o aparecimento de mofo e ocasionando as famosas manchas de guardado, que oxidam as fibras do tecido, dificultando sua remoção. Os edredons e cobertores devem ser guardados também em capas de TNT e a higienização deve ser feita semestralmente em lavanderia especializada. Outra opção de armazenagem, é a embalagem a vácuo, pois além de proteger as peças de fungos, bactérias e poeira, reduz o volume e ocupa menos espaço no armário.
Secagem -
A secagem das roupas é o processo mais difícil da lavagem durante o inverno, pois costuma levar dias para secar. Para isso, é recomendado durante o período de frio levar as roupas à lavanderia. A Lavasecco oferece tratamento especializado na limpeza de roupas, além de peças de cama, mesa e banho. Com isso, as roupas possuem maior durabilidade, pois tem menos atrito e produtos adequados para a correta higienização. Vale lembrar que o ventilador é um ótimo aliado para secar as roupas em dias frios e úmidos, pois nem todos os tecidos podem ser colocados na secadora, como lã e algodão.