Cult

Inhotim, programa imperdível! – Surtei com Estilo

- Por Marcos Slaviero Inhotim, programa imperdível! – Surtei com Estilo

Acho que já é o 4º ano seguido que vamos para Belo Horizonte e sempre na expectativa de poder conhecer o Inhotim e não nunca conseguíamos!

Mas desta vez tínhamos o sábado livre e não pensamos duas vezes em embarcar nesta viagem de 1h30 minutos de BH até Inhotim. Como não tínhamos muito tempo, pois nosso voo era as 18h30, tivemos que optar por algumas obras. Não foi fácil, pois ao adentrar os portões de Inhotim é uma experiência única e não queríamos sair de lá. O museu possui um sistema de carrinhos elétricos para os visitantes se locomoverem mais rápido. E foi assim que começamos nossa visita. 

Paramos na instalação da artista canadense Janet Cardiff para conferir esta obra muito especial chamada Forty Part Motet, uma instalação sonora com 40 canais diferentes que tocam uma composição polifônica medieval com oito coros de cinco vozes. A artista usa um alto-falante para cada voz, o que permite ao espectador ouvir as diferentes vozes.  0e938791d288fb7bb6c88ba569b6af88_1   Também visitamos o espaço dedicado ao escultor pernambucano Tunga, que nos encantou começando pela arquitetura do local. São vários espaços com diferentes obras do artista, todas grandiosas e impactantes.  06_TungaPsicoativa_FotoRicardoMallaco_06 Outro espaço imperdível é o dedicado a artista Adriana Varejão. Um espetáculo! O prédio tem formato de um cubo e um jogo de espelhos d'água que dependendo do ângulo que você olha muda totalmente a perspectiva. O espaço é todo dedicado ao trabalho em azulejos da artista, como o das vísceras  "Linda do Rosário" e "Celacanto Provoca Maremoto".  grid_24__DSC4250TS1   A obra Folly, da artista Valeska Soares, cria um espaço todo de espelhos e projeções que nos leva a sonhar, parece uma fantasia. Da vontade de sair dançando.  2009_VS_Folly_PedroMotta-38 Outra obra incrível é a do artista americano Chris Burden. Batizada de Beam Drop Inhotim ela foi feita com um guindaste de 45 metros que por doze horas lançou 71 vigas de aço em uma poça de cimento fresco.  “BEAM DROP INHOTIM” (2008), DE CHRIS BURDEN A obra Narcissus Garden, da artista japonesa Yayoi Kusama, também nos impressionou. É simplesmente um dos maiores símbolos do Inhotim, com 500 esferas de aço inoxidável flutuando em espelhos d'água. narcisusgarden_inhotim  Aguardem que vamos contar um pouco mais sobre o Inhotim no nosso próximo post aqui!     

Beijos Andrea e Marcia

Saiba mais sobre o Surtei com Estilo: Instagram @surteicomestilo I Facebook surteicomestilo e www.surteicomestilo.com.br. Faça um orçamento sem compromisso: [email protected]