Para ajudar nos preparativos de quem está com viagem de intercâmbio marcada - como saber o que levar, o que comprar lá, ou ainda o que nem será necessário levar - a diretora da World Study Curitiba, Roberta Salles, expert em arrumar malas para o exterior, lista algumas dicas para ajudar a montar a mala quase perfeita.
- Check list: A primeira dica é começar as anotações ou no celular ou em um caderno, onde for mais fácil. O ideal é começar essa lista bem antes e com calma. Anotar tudo que lembra que pode ser importante: de remédios a um casaco que seja o coringa do guarda-roupa.
- Tamanho da bagagem e limite de peso: É importante se informar com a companhia aérea o tamanho e o peso permitido por pessoa no embarque. Aqui vale a dica para as bagagens de mão e as que precisarão ser despachadas. Afinal, na Europa existem companhias conhecidas por "low cost" e isso pode mudar muito o custo das viagens internas.
- Pesquisar o clima do destino escolhido: Fazer uma pesquisa do clima é fundamental. Não esqueça de ver se o local tem histórico de chuva, neve, calor e investir em tecidos e roupas práticas para o local. E claro, lembrar que no local sempre iremos comprar algo e já computar esse "espaço" na mala; afinal tem a volta para casa.
- A mala de mão: Câmera, celular, documentos, joias, etc devem ir na bolsa de mão. Dinheiro e o passaporte é melhor colocar em uma "bolsa invisível na barriga". Outra dica importante para a bagagem de mão é sempre levar algumas peças de roupas em caso de emergência, caso a mala seja extraviada. O ideal é pensar em um ou dois dias sem a bagagem: duas blusas, uma calça, um pijama e roupas íntimas. Vale ainda lembrar que é sempre bom se informar o que é permitido levar na mala de mão para você não ter que jogar nada fora no aeroporto. Normalmente, não são aceitos potes com líquidos com mais de 100ml e objetos pontiagudos.
- Internet: Para acalmar ou pais e os filhos, a World Study oferece um chip pré-pago, com internet ilimitada e também algumas opções de ligações. "O chip funciona desde o momento que o estudante parte do Brasil. Ou seja, caso ele tenha qualquer problema na hora da conexão, perda de voo, dúvidas de imigração, etc, ele consegue conversar conosco e podemos auxiliar em tempo real, utilizando as ferramentas de internet (Skype, Msn ou Facebook)", indica Roberta. A opção é excelente para os menores de idade, assim os pais ficam seguros em ter notícias até a chegada ao destino.
- Remédios: Em muitos países não se conseguem remédios sem receita, por isso é melhor se programar e levar os principais. Vale se informar também a maneira correta de levar medicamentos, principalmente os controlados. Ah, não esqueça lentes de contato para o período da viagem!
Serviço:
World Study
Avenida Sete de Setembro 4698 - Sala 208 - CEP 80.240-000 - Batel - Curitiba/PR
(41) 3779-3536