Entre os dias 20 e 28 de outubro Curitiba se transforma na capital do cinema com a realização do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba (FICBIC 2016). Dezenas de curtas, longas e documentários inéditos serão exibidos nas salas do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal; Cine Guarani, no Portão Cultural; Cinemateca de Curitiba e Sesc Paço da Liberdade.
A obra cinematográfica de abertura do FICBIC será o inédito Fogo no Mar, documentário franco-italiano do diretor Gianfranco Rossi, vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlin 2015, que será exibido simultaneamente em três salas do Espaço Itaú no dia 20/10, às 20 horas. Um dos destaques do festival é a homenagem ao diretor Hector Babenco, falecido em julho desde ano. Nascido na Argentina, Babenco deixou sua marca indelével no cinema brasileiro, ao se debruçar em questões importantes na formação do caráter do nosso povo. Serão exibidos cinco filmes, todos em 35 mm: O Beijo da Mulher Aranha; O Rei da Noite; Pixote, a Lei do Mais Fraco; Brincando nos Campos do Senhor; e Ironweed.Serviço
Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba 2016
Data: 20 a 28 de outubro
Locais: Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade e Cine Guarani(Portão Cultural)
Ingressos: R$ 4, R$ 2 (meia) e gratuito
Patrocínio: Petrobras, BNDS e Itaipu Binacional
Co-patrocínio: Fecomércio-PR, Sesc, Master Brasil e M2 Sys
Realização: Ministério da Cultura e Secretaria de Estado do Paraná/Governo do Paraná