Fitness

Desintoxique seu organismo e volte à rotina

- Por Marcos Slaviero Desintoxique seu organismo e volte à rotina

Com os excessos e má alimentação nosso organismo pode apresentar diversos sintomas como indisposição, inchaço, dores de cabeça e baixa resistência imunológica, fazendo com que nosso dia-a-dia seja mais exaustivo que o normal.

O ideal para que as coisas se equilibrem é passar por uma dieta conhecida como “Detox”, que ajuda a limpar o organismo de todas as toxinas acumuladas.

A dieta Detox beneficia o organismo com a ingestão de alimentos de fácil digestão e com propriedades depurativas, agindo especialmente no fígado e no intestino, que são responsáveis pela metabolização e excreção de até 80% dos nutrientes e toxinas. Além disso, ela te ajuda a retomar a rotina de maneira adequada, purificando e dando energia ao corpo, melhorando a digestão e absorção de nutrientes, acelerando o metabolismo e diminuindo a sensação de mal estar!

Você pode retomar o equilíbrio com soluções muito simples, confira:

  • Para um processo benéfico em sua totalidade é necessário repouso e voltar a realizar as refeições em horários regulares.
  • Evite os alimentos industrializados, até mesmo em suas versões light, pois eles têm grande quantidade de sódio e gordura.
  • Prefira os temperos naturais como o vinagre de maçã e o de limão, que possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, e o azeite de oliva, que otimiza a eliminação das toxinas e ainda acelera as funções metabólicas.
  • Não se esqueça das fibras, que são carboidratos não digeridos pelo organismo e encontrados em alimentos integrais, que auxiliam o seu bom funcionamento, principalmente na limpeza e regulação do intestino.
  • As frutas, verduras e legumes também devem estar no cardápio, pois são pouco calóricas, mas ricas em nutrientes. Melancia, além de refrescante é diurética; abacaxi auxilia na eliminação de impurezas; gengibre melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico e combate a constipação intestinal. A couve estimula a produção de enzimas, ajuda na eliminação de toxinas e é fonte de vitamina B que facilita o metabolismo dos nutrientes. Já as frutas cítricas (limão, laranja, kiwi e acerola) possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade.
  • Já alguns alimentos devem ser consumidos com moderação nessa fase. São eles: leite, pães e massas, que devido à presença de lactose e glúten, têm digestão lenta e ação inflamatória, e as carnes vermelhas, que têm maior quantidade de toxinas.
  • Faça exercícios regularmente. É muito importante que você mantenha o ritmo, porque a massa magra se perde muito rápido com a má alimentação e falta de exercícios.
  • É importante também beber muita água, já que as toxinas saem do organismo pela urina e suor. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido.

Dra. Joana Iarocrinski
CRM 29397
Médica Coach em Saúde e Medicina Integrativa

http://joanaiarocrinski.com.br/