Fitness

Kefir: o probiótico que você faz em casa

- Por Marcos Slaviero Kefir: o probiótico que você faz em casa

O Marquinhos ganhou o Kefir agora neste verão e tem tanta gente perguntando que resolvemos contar mais pra vocês aqui no site. O Kefir é um probiótico obtido através do agrupamento de micro-organismos em simbiose. Você ganha os “bichinhos” e passa a cuidar e administrar da forma correta pra ter sempre o Kefir, que é muito antigo, milenar na verdade, mas que acabou virando assunto nessa onda de alimentação saudável e natural. Nada mais justo, pois dizem que seu consumo ajuda no equilíbrio intestinal (amenizando diarreias ou soltando o intestino quando você tem prisão de ventre), no controle do colesterol, aumento da imunidade e até na prevenção de doenças graves como o câncer.

O grão de Kefir tem composição super complexa e ainda não totalmente decifrada, apesar de muitos estudos a respeito. Mas sabe-se que ele contém leveduras, bactérias acéticas, lactobacilos, ácido fólico, vitaminas do complexo B e K, cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, potássio, proteínas e aminoácidos. Ou seja, cada sementinha vem com uma flora de micro-organismos que faz muito bem para o ser humano. E o legal é que uma vez com eles, você pode ter o produto pra sempre. Mas tem que cultivar, cuidar e se não for usar por determinado período doar pra quem vai usar ou aprender a forma exata de conservá-lo.

Uma vez que você consiga o seu Kefir você vai encontrar diversas informações na internet, algumas contraditórias. Por isso vamos contar aqui o que o Marcos tem feito com o dele e tem dado certo. Ele ganhou de uma tia que tem há anos!!

 

 

1. Você vai precisar de um pote pra guardar e transportar o Kefir. Pode ser um desses vidros de palmito, obviamente lavado e limpo. Acrescente sempre cerca de 350ml de leite comum no pote junto com os “bichinhos”. Essa quantidade vai render a mesma quantia de “iogurte”, que é a consistência que o Kefir vai ter quando preparado com o leite.

2. Use o leite sempre na temperatura ambiente. Se estiver gelado é melhor aquecer um pouquinho, mas pra ficar no máximo morno.

3. Para tampar o seu pote use algo como um filtro de café, pois o kefir precisa respirar.

4. O Kefir tem lactose mas por causa do processo de fermentação diferente, muitas pessoas que tem intolerância aceitam e digerem bem. Quanto mais tempo de fermentação, menos lactose vai ter, o ideal é entre 36 e 72h.

5. Você pode deixar fermentar por 12h, 24h, 48h e 72h. Cada tempo de fermentação vai fazer com que o seu Kefir tenha uma função:

12h até 24h – solta o intestino;

24h – regula;

48 a 72h – prende.

6. Depois de deixar fermentando você pega o conteúdo do pote e despeja em uma peneira de plástico. O Kefir não pode ter contato com metal.

7. Use uma colher de madeira ou silicone para mexer com cuidado o conteúdo na peneira, sempre em movimentos circulares.

8. Aí o Kefir você despeja no recipiente que vai usar pra comer ou guardar e na peneira só vão ficar os grãos, que na verdade são tipo minhoquinhas brancas. Quando só estiverem elas na peneira você lava bem, com água corrente.

9. Quando estiverem bem limpos, secos e bonitinhos, guarde de novo no pote e acrescente novamente o leite. Guarde em um lugar escuro, tampado com o filtro de café. Não guarde na geladeira. Mas se você mora em um lugar muito quente verifique essa informação com alguém que use o Kefir na sua cidade!

10. O Kefir que já está pronto pode ser guardado na geladeira por até 24h.

11. Dá pra comer puro, ou com granola e mel, com banana, como você preferir.

12. Também é possível preparar o Kefir com água ou chá. Mas só vamos escrever aqui quando testarmos, ok?