Lifestyle

7 dicas para aprender inglês mais rápido   

- Por Marcos Slaviero 7 dicas para aprender inglês mais rápido    

 

 

Não é nenhum segredo que falar inglês facilita viajar, fazer novos contatos e conseguir aquele emprego dos sonhos ou um up grade na carreira. Só que hoje é muito raro encontrar tempo livre para se dedicar ao aprendizado ou aperfeiçoamento do idioma. E são muitas palavras e expressões para aprender e inúmeras regras para memorizar. O ideal é aprender rápido – e bem!  

Felizmente o aprendizado de idiomas tem sido alvo de diversas pesquisas e por isso, hoje há várias formas de aprender inglês mais rápido. Não é mais fundamental investir em inúmeros cursos tradicionais e muitas vezes lentos. Dá pra aprender inglês na internet, estando em casa, viajando ou em qualquer lugar.

Confira essas 7 dicas para aprender inglês mais rápido: 

1. Defina o que você precisa e deseja aprender 

Aprender inglês na sua totalidade é importante, mas começar definindo suas necessidades reais é fundamental. Não vale a pena começar estudando nomes de animais, por exemplo, se isso não lhe vai trazer benefícios imediatos. O maior erro que as pessoas cometem é estudar sem um plano personalizado, muitas vezes totalmente inadequado às suas necessidades. Então, defina o que você precisa focar primeiro – mercado de ações, números e expressões de álgebra, geografia e relações internacionais? É claro que é necessário começar com uma base comum, mas estudar segundo um cronograma geral pode não ser muito produtivo. Você pode poupar semanas de estudo se focar em suas necessidades reais. Além disso, estudar o que mais o motiva, é mais gratificante e pode render mais concentração e vontade de aprender. O que faz toda a diferença. 

2. Defina seu horário de estudo 

Definir um horário de estudo pode ser difícil quando você tem uma agenda corrida. No meio de reuniões, telefonemas e viagens pode parecer impossível dedicar 10 minutos ao estudo do inglês. No entanto, tente encontrar pelo menos uma hora por dia para estudar. O importante é manter a consistência e procurar estudar todos os dias. Se você não tem uma hora inteira disponível, divida em sessões de 10 minutos, ou de acordo com o que conseguir. Uma boa dica é ter um programa de áudio para ouvir enquanto está no trânsito,  seja no carro, ônibus ou qualquer outro meio de transporte. Aquela hora livre em casa depois do jantar, também pode render.   

3. Tenha sempre recursos de aprendizado com você 

Além do horário que você definiu para estudar, você pode aproveitar momentos livres, como uma viagem de avião. Para isso tenha sempre algum recurso em mãos, o que é bem fácil hoje com um smartphone e um fone de ouvidos. Baixe jogos para aprender inglês, aplicativos e vídeos no Youtube. O segredo é aproveitar cada momento livre para ouvir, ler e falar inglês, todos os dias. 

4. Altere o idioma nos dispositivos e redes sociais 

Altere o idioma de seus dispositivos móveis, redes sociais e aplicativos. Além de se habituar cada vez mais com a língua, você vai aprender novas palavras e expressões.

5. Ler

Ler é uma das formas mais rápidas para aprender novas palavras e expressões em inglês. Substitua ou complemente seu jornal diário por uma versão em inglês, leia websites, livros e revistas.  

6. Assista noticiários, séries e programas em inglês  

Mais uma ótima razão para assistir suas séries preferidas! Assistir programas de televisão, séries e filmes pode ser mais uma ótima forma de aprender e se familiarizar com o inglês, treinando a audição. A ciência chama a isso aprendizado implícito ou inconsciente. O cérebro começa a reconhecer e registrar os padrões do idioma. Quem é principiante pode manter as legendas em inglês, mas se já entende um pouco do idioma opte por remover as legendas. Pode parecer que você não vai entender nada, mas ouvir o idioma é uma das melhores formas de acelerar o aprendizado. Já pensou que as pessoas que vão viver em um país onde se fala o inglês aprendem bem mais rápido? 

7. Aulas via Skype

Ainda que investir em aulas de inglês possa ser difícil por causa do tempo apertado, ter um bom professor sempre ajuda no aprendizado. Há empresas sendo criadas para suprir essa necessidade. A plataforma educacional Preply, por exemplo, oferece aulas individuais com professores especializados e acessíveis. O aluno escolhe os horários, o professor e os interesses de aprendizado. O resultado são aulas personalizadas, tanto em ritmo, como conteúdo e  horário. Dá pra escolher aprender inglês ou treinar pronúncia e discurso. Só precisa de internet, um dispositivo (móvel ou fixo) e uma conta de Skype e pronto, você tem aulas quando e onde quiser. A plataforma Preply foi fundada em abril de 2013 e conta com mais de 16000 professores e 47000 alunos. 

Para se cadastrar acesse: https://preply.com/