Cult

Última semana para conferir a exposição de Portinari em Curitiba  

- Por Marcos Slaviero Última semana para conferir a exposição de Portinari em Curitiba   

 

 

A exposição que trouxe a Curitiba um dos maiores nomes da arte brasileira chega ao fim no próximo dia 22 de abril (domingo). "Portinari - A construção de uma obra" apresenta esboços, desenhos e estudos de Candido Portinari na Caixa Cultural, além de oito esculturas de Sérgio Campos que exploram a tridimensionalidade das obras do pintor paulista. 

A mostra acompanha a trajetória do pintor, muralista e desenhista em 30 estudos. Retratando o cotidiano do país e suas mazelas sociais, Portinari conquistou reconhecimento com obras que possuem uma atualidade surpreendente. 

A desigualdade social é tema constante em suas telas e murais, explorada em "Menino morto" e "Grupo com homem doente", por exemplo. Outro estudo relevante na mostra é o de "Guerra e Paz", painel que Portinari criou para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, entre 1952 e 1956.

Quatro trabalhos executados em 1955 revelam uma retomada da série Retirantes, quando Portinari experimentava novas maneiras de pintar. Devido a um tipo raro de envenenamento com tinta a óleo, o artista buscava outras maneiras de continuar se dedicando à arte - o que se torna visível em "Portinari - A construção de uma obra".

A entrada é gratuita.

 

 

Serviço:

 

Artes Visuais: “Portinari – A construção de uma obra”

 

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR) – Galeria do Mezanino

Visitação: até 22 de abril (domingo)

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h.

Ingressos: Entrada franca

Informações: (41) 2118-5111

Classificação etária: Livre para todos os públicos