Lifestyle

Não Engula o Choro

- Por Marcos Slaviero Não Engula o Choro

Já estamos em 2018 e por incrível que pareça ainda vemos tantas crianças e adolescentes sofrendo abusos e maltratos. Como 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, queremos chamar a atenção para esse problema social e incentivar as denúncias.

Por isso apoiamos e divugamos a campanha “Não Engole o Choro”, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência e violações de direitos da criança e do adolescente. A campanha busca mostrar que muitas vezes a criança mostra que algo está errado através do choro e do comportamento.

No caso de violências, o silêncio é ainda maior, porque, geralmente, o autor é próximo à família. Os materiais da campanha portanto não falam apenas com os pais e familiares, mas também com as crianças e adolescentes. Justamente para conscientizar a sociedade sobre os tipos de violências e estimular a criança a se manisfestar e buscar ajuda, caso esteja enfrentando uma situação de risco.

Os materiais de campanha serão amplamente divulgados, inclusive nas salas de cinema, antes de começarem os filmes.

O canal oficial de denúncias é o 181. É gratuito, de qualquer lugar do Paraná, e totalmente anônimo. Ou pela internet, também de forma anônima e com possibilidade de enviaar imagens e vídeos: http://www.181.pr.gov.br 

A campanha é do Governo do Estado do Paraná, em parceria com as secretarias da Família e Segurança Pública e o Conselho da Criança e do Adolescente.