Travel

Santiago do Chile: dicas para quem vai pela primeira vez

- Por Marcos Slaviero Santiago do Chile: dicas para quem vai pela primeira vez

A capital do Chile, Santiago, está pertinho do sul do Brasil. Mesmo assim não é tão visitada quanto à capital da Argentina, Buenos Aires. A verdade é que ambas são incríveis e merecem muitas visitas. E como tá rolando bastante promoção de passagem aérea pro Chile, separamos algumas dicas de atividades pra fazer em Santiago. Já dá pra aproveitar, mesmo tendo poucos dias.

O voo para Santiago será a primeira surpresa da viagem! Tente sentar na janela pra observar as cordilheiras, especialmente agora, com muita neve. É tão lindo que emociona! A capital chilena é cosmopolita e multifacetada, classificada pela revista National Geographic como a 12º cidade entre 21 destinos não tradicionais para visitar. A cidade é cheia de atrações e os arredores são repletos de destinos interessantes, todos muito próximos, como vinícolas premiadas e estações de esqui. Vai pra lá? Não deixe de conhecer os locais abaixo:

Sky Costanera

De onde da pra ter uma vista completa da cidade. É o mais alto mirante da América Latina, a 300 metros de altura. A entrada da atração é pelo shopping Costanera Center. A melhor experiência é no fim de tarde, quando o sol se pondo ilumina a Cordilheira do Andes.

La Chascona e Cerro San Cristóbal

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, Neruda deixou como patrimônio a seu país três casas-museus, com lindos objetos e poesias que, juntos, narram um pouquinho de sua história. Uma delas, La Chascona, fica em Santiago aos pés do Cerro San Cristóbal, no bairro Bellavista. Aproveite pra pegar o funicular e subir o Cerro San Cristóbal. Lá em cima tem um santuário e a vista é incrível!

Teleférico

Um dos cartões-postais da capital chilena é o teleférico, que ficou alguns anos fechado e reabriu bem moderno. O passeio é pelo Parque Metropolitano de San Cristóbal. Dá até para subir no “cumbre” de funicular e descer e teleférico ou vice-versa.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Santiago é cheio de praças e museus. A arquitetura, que mescla tradição e modernidade, chama atenção. Na tradicional Plaza das Armas encontra-se a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Pré-colombiano. Cada ruazinha é uma descoberta, com cafeterias, lojas e feirinhas de artesanato. Um passeio imperdível é a Troca da Guarda no Palácio La Moneda.

 

Wine Tour

Vale a pena dar uma esticadinha até as vinícolas mais próximas de Santiago. As paisagens são lindas e rola conhecer o processo de produção, além de degustar bons vinhos. É possível visitar mais de uma vinícola por dia, pois há opções de pacotes em agências e operadoras com visitas pela manhã e à tarde. Concha Y Toro, Cousino Macul e Santa Carolina são vinícolas que dá pra conhecer em um bate e volta!

Valle Nevado

A Cordilheira dos Andes é pano de fundo da capital chilena, localizada bem aos pés da cadeia de montanhas. Durante o inverno, a cordilheira fica coberta de neve e as estações de esqui estão do ladinho. O Valle Nevado Ski Resort fica a cerca de 90 minutos da capital e é o maior centro de esqui da América do Sul.