Travel

Destinos exóticos: Tanzânia

- Por Marcos Slaviero Destinos exóticos: Tanzânia

O Parque Nacional de Serengeti, na Tanzânia, é conhecido pela Grande Migração, um dos maiores espetáculos da natureza selvagem do planeta e reconhecido como Patrimônio da Humanidade. Na Migração, mais de um milhão de animais, entre gnus, gazelas e zebras, atravessam planícies da África Ocidental em busca de pastos mais férteis.

O local que é tido como mágico e deslumbrante, acaba de ganhar um novo hotel, que é mais um estímulo pra conhecer o destino. O Meliá Serengeti Lodge fica no lado oeste do Lago Victoria e de frente para as encostas de Nyamuma, com vistas espetaculares do vale do Rio Mbalageti. Quem se hospeda ali faz uma autêntica viagem ao coração do continente africano.

O hotel foi projetado levando em conta a proteção e preservação do entorno e dispõe de instalações para gerar sua própria energia, que é responsável, aproximadamente, pela metade de toda a demanda energética do empreendimento. Outras soluções eficientes foram adotadas pelo empreendimento para reduzir o consumo de energia, como as que favorecem o resfriamento natural dos quartos.

O Meliá Serengeti Lodge possui uma usina de compostagem para transformar os resíduos orgânicos em fertilizantes, que são doados aos agricultores locais, e uma estação de tratamento de água, o que reduz drasticamente a utilização de garrafas plásticas. Há ainda uma trituradora de plástico, que diminui o volume dos resíduos transportados a partir da propriedade.

O serviço de Alimentos & Bebidas visa apoiar as comunidades locais, portanto, os produtos vêm de regiões próximas de Arusha e Manvara, complementados por outros locais da Tanzânia. O hotel também oferece aos hóspedes oficinas sobre a culinária local, para aproximá-los das tradições do país e de seu povo.

Os amenities são da marca sul-africana Healing Earth, especializada na utilização de materiais sustentáveis e embalagens reutilizáveis. No hotel também há produtos do Projeto Dada, uma organização sem fins lucrativos que capacita mulheres, em Zanzibar, para fabricação de cosméticos e processamento de alimentos.

A tribo Maasai, que vive no Serengeti há gerações, também esteve envolvida na abertura do Meliá Serengeti Lodge. O hotel empregou vários Maasai, o que proporciona aos hóspedes receberem informações valiosas sobre a região e um contato mais autêntico. Uma loja dentro do hotel também apoia a tribo Maasai por meio da venda de produtos de artesanato local.

O hotel conta com piscina, academia, sala de TV e spa, além de três categorias de acomodações de luxo. São três restaurantes: o Savannah All Day Dining e o Savannah Grill Buffet, que oferecem cozinha africana, mediterrânea e oriental, e o restaurante Boma, com o melhor da cozinha tanzaniana. Há ainda dois bares que oferecem visitas incríveis das planícies africanas e servem chás, vinhos e licores africanos típicos da Tanzânia, proporcionando o cenário perfeito para relaxar depois de um dia de aventura pelo safari. Mais informações aqui.